1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Hoje ocupo o cargo de Auditor de Tributos Municipais de Aracaju-SE, concurso em que fui aprovado em 3º lugar para as vagas na área de Tecnologia da Informação. Antes disso fui aprovado em 1º lugar para Auditor Fiscal - Tecnologia da Informação de Paulo Afonso-BA e 2º lugar para Analista de Tecnologia da Informação do IFSertãoPE. Nessa caminhada já bati na trave e fiquei bem longe em muitos outros concursos: TRF5, TJ-PE, TCE-PE, SEFAZ-GO, SEF-SC, SEFAZ-BA, ISS Petrolina, SEFAZ-CE e SEFAZ-AL.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Engenharia de Computação pela UNIVASF, tenho uma pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação e outra em Direito e Planejamento Tributário pela Faculdade Única e também sou mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Também sou casado e tenho um filho de 3 anos, resolvi estudar para concursos por influência de minha esposa, que já estava em seu terceiro cargo público. Pelo seu exemplo eu já sabia que seria difícil, porque vi seu esforço para ser aprovada. Busquei fazer como ela: estudando o máximo que pude, respondendo o máximo de questões, abdicando de muitos lazeres para aproveitar o tempo e consegui, assim, a primeira aprovação. Nessa jornada tive que conciliar muitas atividades: atividades domésticas, trabalho, atenção ao filho, mestrado e pós-graduação. Um detalhe é que também sou adventista do sétimo dia e por isso não estudo aos sábados, o que para muitos pode ser um obstáculo na jornada, para mim foi uma bênção. No sábado eu dava dedicação exclusiva à minha família e à devoção a Deus, o que tornou a jornada mais leve.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar assim que terminei a graduação no final de 2016, ano que fui aprovado para Analista de Tecnologia da Informação do IFSertãoPE, cargo que exerci de 2018 a 2022. Estudava no tempo que podia: no intervalo do almoço, no tempo livre, antes de ir ao trabalho, antes de dormir, nos domingos, no carro, pedalando, na academia...
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Percebi que precisava dar um passo extra quando resolvi encarar os concursos da área fiscal, então vi que o TEC seria um bom aliado nisso. O TEC me forneceu uma base atualizada de questões, com muita facilidade de criar cadernos variados, com comentários bem elaborados e os atalhos no teclado me permitiram responder milhares de questões com velocidade.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Se o concurso é seu sonho, não desista, busque sempre o aprimoramento, faça a crítica a si mesmo, se questione em que está errando e corrija. Confie em Deus, escolha uma área, acumule conhecimento, que a aprovação ficará próxima.