Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Ederson Santos, 16ª (AC) - Analista Legislativo (SEN - 2022)

Já conhece a história de sucesso de Ederson Santos? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Minhas aprovações são: 

  • Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda (2012), 452º;
  • Analista de TI do BRB (2021), 23º;
  • Analista de TI do Conselho Federal de Química - CFQ (2021), 9º;
  • Analista de TI da Procuradoria Geral do Distrito Federal, 4º;
  • Analista de TI do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, 7º, e;
  • Analista de Informática Legislativa do Senado Federal, 16º, meu cargo atual.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Minha formação é em Engenharia de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília (2019). Decidi estudar para concursos há muito tempo, em 2009, sendo o meu primeiro concurso para assistente administrativo da Secretaria de Saúde no mesmo ano. Em 2012, consegui ficar no CR do concurso do Ministério da Fazenda, sendo nomeado em março de 2014. Fiquei lá até o final de 2021, quando fui admitido no BRB. Neste emprego fiquei até março de 2024, quando fui nomeado para Analista de Informática Legislativa do Senado Federal, cargo que ocupo atualmente.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Como eu havia dito, estudo desde 2009. De lá pra cá, dediquei-me à UnB, tentando conciliar com os mais variados concursos, especialmente na área administrativa (ANATEL, CEB, PROCON-DF, CNPQ, ANAC, CBMDF, etc) e com cursos técnicos. Obtive várias reprovações nessa jornada que me fizeram corrigir algumas posturas inadequadas de estudo, como, por exemplo, estudar de forma mais ativa. Ao terminar a faculdade em 2019, foquei na área de TI, conseguindo diversos êxitos na área (e reprovações também rsrs). Sobre as horas de estudo, raramente passava das 4h líquidas por dia.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Vou ser bem direto: sem resolver questões, principalmente da banca que realizará o concurso pretendido, é muito difícil passar, como regra geral. Claro que há exceções, porém não devemos nos pautar por elas. O TEC foi fundamental nesse processo, devido à alta qualidade dos comentários dos professores. Os filtros também são muito bons, comparados a outros site de questões que já usei.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Concurso é constância, não tem jeito. Logicamente o material de estudo, as questões e o emocional contam bastante, porém a resiliência em ser reprovado diversas vezes como eu já fui e continuar tentando é que no fim será determinante para seu sucesso nessa jornada.