Fala pessoal, beleza? Meu nome é Diego, tenho 31 anos, sou natural de Guaratinguetá/SP, e formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Adentrei no mundo dos concursos bem cedo. Aos 17 anos fui aprovado no concurso para sargento da Aeronáutica (EEAR) e aos 18 para oficial do Exército (EsPCEx). Neste último, permaneci por alguns meses, porém desisti e no ano seguinte (2011) ingressei na faculdade. Ao me formar, no final de 2016, o mercado de trabalho para engenheiros estava ruim, o que me levou a começar os estudos para concursos públicos. Já, em 2017, consegui a 3ª colocação no concurso para Engenheiro Eletricista do quadro de oficiais engenheiros da Aeronáutica. Porém, por muito pouco não consegui êxito, eram apenas 2 vagas. Nessa mesma época, prestei o concurso para Técnico Judiciário do TJ/SP, no qual fui aprovado e nomeado ao final de 2018, cargo que ocupo atualmente.
Logo após o concurso do TJ, no final de 2017, comecei meus estudos para área fiscal. E o primeiro concurso foi logo de cara o da SEFAZ SC, um dos mais difíceis. Com pouco tempo de estudo e algumas matérias ainda não finalizadas, sabia que não teria chance, mas me serviu como um aprendizado, o de que a caminhada não seria fácil. Os próximos concursos que prestei foram, em 2019, ISS Guarulhos e ISS Campinas. Com um pouco mais de bagagem, consegui melhorar minha nota (~80%), porém ainda não era o suficiente. No ano seguinte, março de 2020, prestei ISS Santos, e fiquei fora da próxima fase por 3 questões. Sabia que a aprovação estava cada vez mais próxima. E esse foi o último concurso da área fiscal que fiz antes da SEFAZ AM. Nesse meio tempo, vários editais para auditor foram lançados, porém, por questões pessoais, resolvi não fazê-los.
Veio então a pandemia, e em 2020 após a prova de Santos, dei uma desanimada e fiquei uns 5 meses sem estudar. Ao retornar, desviei um pouco o foco, comecei a conciliar algumas matérias de auditor com os da PRF, na qual consegui a aprovação (excedente) no concurso de 2021. Enfim, veio o edital da SEFAZ AM, e resolvi encarar. Foram 3 meses de estudo bem intensos. Minha vida se resumia em trabalhar e estudar, tive muito pouca vida social nesses meses. E, graças a Deus, o esforço foi recompensado, 14º colocado para Auditor Fiscal.
Nesses mais de 4 anos de jornada, foram 3800 horas de estudo, e estimo que tenha resolvido umas 80 mil questões, sempre utilizando o TEC Concursos. Por isso, considero que o TEC tenha sido um dos grandes pilares para a minha aprovação. O sistema me proporcionou acesso fácil a várias questões com ótimos comentários de professores e alunos, facilitando minha revisão.
Por fim, como mensagem para os concurseiros, digo: mantenham-se firmes, não desistam. Montem um bom planejamento, estipulem seus horários de estudo no dia, e sobretudo, tenham um ótimo material de resumo e um ótimo sistema de questões. A caminhada não vai ser fácil, mas a vitória, para aqueles que não desistem, é certa!