Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Débora Ferreira, 48ª - Analista da Receita Estadual IV (SEF SC)

Já conhece a história de sucesso de Débora Vaz Ferreira? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

Essa foi a minha primeira aprovação, para o cargo de Analista da SEFAZ SC.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.

Eu sou formada em Engenharia Civil pela UFPE, iniciei meus estudos para concurso assim que me formei, no começo de 2019. Acho que em um primeiro momento, o que me levou a começar a estudar foi a falta de identificação com o meu curso e o mercado de trabalho na área de engenharia que não estava muito atrativo.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?

Iniciei essa caminhada de estudos no começo de 2019, foram quase 3 anos até essa primeira aprovação.

Normalmente eu tentava manter um ritmo de 6 horas de estudo por dia, durante os 5 dias da semana, e reduzia essa carga horária nos finais de semana. Isso variou um pouco durante esses 3 anos, mas em média eu sempre tentava fazer 36 horas por semana. Acho que a constância é o mais importante em um estudo a longo prazo.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?

Acredito que um dos meus maiores erros durante o início da minha preparação foi o tempo que levei pra sair da teoria e partir pra resolução de questões. Com o tempo comecei a perceber a importância delas, só pelo TEC eu resolvi mais de 45.000 questões e tenho plena certeza de que isso foi essencial para essa aprovação. O TEC é um site muito completo, com comentários de qualidade em praticamente todas as questões, além do fórum de discussão onde muitos alunos deixam também seus comentários e opiniões, isso tudo me ajudou muito.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.

Primeiramente, tenha humildade para pedir e aceitar ajuda, para errar e voltar atrás, para enxergar as suas dificuldades e sempre tentar melhorar.

 

Não subestime o seu emocional e cuide bem da sua saúde mental, ela é tão importante quanto os estudos.

 

E por fim, nunca deixe de acreditar no seu potencial e nunca esqueça o seu propósito. Eu sei que é difícil levantar a cabeça depois de uma reprovação e continuar estudando, você se sente incapaz, é nesse momento que todos os medos e incertezas vão te assombrar, mas é aí que você precisa ter fé, e ter fé é exatamente acreditar em algo que a gente não consegue enxergar, é estar na incerteza e mesmo assim confiar que dias melhores virão, porque com garra e perseverança, o sucesso é só questão de tempo.