Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Danillo Caires, 1º - Soldado Policial Militar (PM MT)

Já conhece a história de sucesso de Danillo Danclas Cantuario Caires? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Chamo-me Danillo Danclas Cantuario Caires, aos 26 anos, em 2022, fui aprovado em 1° para o cargo de soldado da Polícia Militar de Mato Grosso (AC). Apesar dessa marca eu estou longe de ser alguém superdotado ou algo do tipo. Minha história no mundo dos concursos se iniciou em 2016 após pedir baixa do Exército. Naquela época meu sonho era ser engenheiro civil, pois eu acabara de concluir curso técnico em edificações e queria seguir essa área. Contudo, em 2016 o Brasil passava por um período de recessão econômica e o primeiro setor a sofrer com isso é a construção civil. Passei meses tentando serviço e não conseguia. Diante disso, eu desanimei da área e passei a olhar o mundo dos concursos por causa da minha mãe que é concursada (cargo de nível médio do governo de MT) e mesmo o país estando na situação que estava, com milhares de pessoas desempregadas, a minha mãe continuava com o ganha pão dela e sozinha ela sustentava a casa com 5 pessoas. 


Foi vendo essa realidade na minha casa, e tendo minha mãe como inspiração, que decidi conhecer mais desse mundo dos concursos. 


No incio eu tinha uma preocupação: passar logo em um concurso para poder trabalhar. Eu queria muito começar a trabalhar logo e essa ânsia me fez dar tudo de mim nesse primeiro ano. Tive que relembrar tudo que estudei na escola. Para ter ideia, quando comecei a estudar eu juro que não lembrava o que era adjetivo nem se quer saber o que era RLM, menos ainda Direito Constitucional e Administrativo. Foi uma luta grande esse primeiro ano, mas foi o ano que eu consegui aprovação em dois processos seletivos do IBGE, passei em 1° para motorista do CRF/MT e consegui uma vaga na UFMT para cursar Ciências Contábeis. Eu realmente me superei. Durante esse ano eu já usava o TEC. Mas como não tinha dinheiro, criava várias contas e ficava usando o período grátis rsrsrs. Bom, foi o que eu conseguia fazer na época e me ajudou muito. Após ser nomeado no cargo temporário do IBGE eu assinei a plataforma e de lá pra cá a utilizo. 


De 2017 a 2021 eu tentei conciliar estudo para concurso, faculdade e trabalho. Mas a vdd é que nunca consegui. Fiz vários e vários concurso durante esses anos mas nunca consegui nada pois sempre foi difícil para mim conciliar essas três coisas ao mesmo tempo. 


Já em meados de 2021, quando me formei, consegui focar apenas em concurso e trabalho. Assim, fiz prova para técnico e analista da câmara municipal de Cuiabá, os quais fui classificado, porém um pouco longe das vagas para ser nomeado. O próximo foi a PM/MT sendo a mesma banca (UFMT) e aí eu consegui a 1° colocação. 


No entanto, meu sonho sempre foi a Receita Federal, realizei a prova da PM com os conhecimentos que tinha para o concurso da Receita. Após a PM eu fiz a Receita Federal e apesar de passar na prova objetiva fui eliminado na discursiva. Para mim foi um baque grande, pois era meu objetivo e sonho há muitos anos. Eu havia pedido exoneração no cargo de motorista e iniciado o curso de formação da PM com o objetivo de aguardar o resultado da Receita enquanto fazia o curso. Contudo, como fui reprovado, desanimei do curso da PM e pedi baixa para poder estudar. Foi uma das decisões mais difíceis que tomei, mas tomei. Conversei com meus pais e eles me apoiaram, assim decidi fazer isso. 


Uns 4 meses após sair da PM consegui um emprego (cargo comissionado), assim continuo estudando e trabalhando, mas agr com qualidade. Pois durante o curso da Polícia é impossível estudar para concurso. Como está havendo boas oportunidades, eu não posso deixar passar.


A lição aprendida é clara: foco na área desejada economiza tempo. Se tivesse direcionado meus estudos para a área fiscal desde a faculdade, teria alcançado o sucesso mais cedo. Definir um objetivo, acreditar em si mesmo e utilizar as ferramentas certas são fundamentais para o êxito.