1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Minhas atuais aprovações são para o cargo de Técnico de Controle Externo do TCE-RJ (7ª colocação) e para o cargo de Auditor Interno da ALESP (2ª colocação).
Antes disso, fui aprovado para o cargo de Relacionamento com cliente na DATAPREV (20ª colocação), o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial no INPI (16ª colocação) e o cargo de Especialista em Previdência Social no RIOPREVIDÊNCIA (95ª colocação), no qual estou empossado atualmente.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Ciências Atuarias pela UERJ e graduando em Direito pela UFRJ. Decidi fazer concurso devido ao fator financeiro e à qualidade de vida que o serviço público proporciona ao servidor.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Minha primeira aprovação foi em 2010, na DATAPREV. Em janeiro de 2020, depois de estar parado por praticamente 4 anos, decidi retomar os estudos para concurso. Então, devido à minha formação em atuariais ter poucas oportunidades e, na maioria das vezes, estas serem em Tribunais de Contas, resolvi estudar para a área de controle. Sabia que o estudo para Tribunais de Contas e Controladorias ia demandar mais tempo e planejamento do que estava habituado no passado, quando estudava basicamente quando saía o edital, e que seria um projeto de médio/longo prazo.
Esse último ciclo de estudos que culminou nas aprovações para o TCE-RJ e para a ALESP foi de pouco mais de 2 anos. Como trabalho presencialmente durante o dia, costumo estudar de 2 a 3 matérias por dia (em torno de 2 horas cada) à noite. Durante a semana fazia 4 horas líquidas e aos finais de semana conseguia fazer por volta de 6 horas líquidas por dia.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Sem resolver exercícios é quase impossível ir bem no dia prova. É por meio deles que você conhece a banca, conhece os seus defeitos e consegue corrigi-los.
Desde o início dos estudos para a área de controle em 2020, já devo ter feito um pouco mais de 25 mil questões.
O TEC foi FUNDAMENTAL para as minhas aprovações. Tenho assinatura em mais de um sistema de questões, mas nenhum deles se compara ao TEC, tanto em banco de dados de questões, quanto em comentários dos professores e dos colegas (este último é fator diferencial do TEC).
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Se você escolheu estudar para concurso, saiba que é um projeto cansativo e de médio/longo prazo. Não desista porque é difícil. As vitórias são muito mais saborosas quando o caminho é complicado. Todos que passaram em concurso tiveram as mesmas dúvidas, os mesmos problemas, as mesmas angústias, as mesmas dificuldades que você está passando agora. No fim, vai valer a pena. Acredite em você. Planeje-se. Qualquer um que se dedica e executa o planejamento corretamente é capaz de passar.
Se você está iniciando, eu daria a dica de comprar bons materiais, fazer uma assinatura no TEC e montar um planejamento de acordo com a sua realidade de vida. Não passou no concurso que queria? Bola pra frente e cabeça erguida. Tenha em mente que você evoluiu e agora o caminho está mais curto.
Bons estudos a todos!