1 - Quais são suas aprovações?
- Auditor Ambiental, Município de Jaguaribe, Ceará, 1º Lugar (Ano 2020)
- Agente Administrativo, Município de Jaguaribe, Ceará, 28º Lugar (Ano 2020)
- Fiscal de Tributos Estaduais, SEFAZ AP, 79º Lugar (Ano 2022)
2 - Qual sua formação e porque decidiu estudar para concursos?
- Sou Engenheiro Civil, pós graduado em Gerenciamento de Obras e Tecnologias da Construção. Resolvi entrar na busca de um cargo público já no finalzinho da minha faculdade, quando notei que o mercado estava escasso para minha área e, onde havia oferta de emprego, a remuneração não era justa com o investimento que fiz durante a minha graduação.
Isso me gerou uma certa frustração com a minha profissão, mas, ainda assim, tentei alguns concursos na minha área de formação, sem sucesso. Notei que eu não gostava de estudar para concursos da minha área e, certo dia, meu cunhado, também concurseiro, me incentivou a mudar o meu foco para concursos da área fiscal, especialmente fiscos estaduais. O que descartei, por achar que seria algo muito diferente daquilo que eu vinha estudando durante a graduação. Então, insisti em concursos para engenharia civil e fracassei todas as vezes, até que, em 2020, no ápice da minha frustração, resolvi abandonar minha área de formação e "testar" a área fiscal. De início, tive a grata surpresa de ter prazer em estudar os conteúdos propostos, embora tudo muito novo para mim, e fui seguindo sem olhar muito para trás.
Não posso negar, no entanto, que sempre pensei que isso tinha grandes chances de não dar certo, por estar entrando em um local inteiramente novo para mim, mas me apoiei em depoimentos e histórias parecidas com a minha para continuar essa trajetória e tentar alimentar o sentimento de que "é possível, você só precisa não sair da fila".
Pois bem, mesmo com meu pessimismo, continuei, já que não havia mais portas abertas no mercado para mim na minha área, pois não investi mais na minha profissão para me atualizar para o mercado. Eu já era mais capaz de discutir sobre Direito Tributário do quê sobre construção civil. Então eu só tinha uma alternativa: permanecer na fila, fazendo minha parte, e fazer a minha hora de ser aprovado em um concurso de alto nível. E chegou! Hoje consigo olhar para todas as decisões arriscadas que tomei no passado e pensar: jesus, como eu estava certo naquele dia e como eu estava enganado quanto ao meu pessimismo.
3 - Há quanto tempo estuda para concursos?
- Para concursos em geral, desde o início de 2019, mas para a área fiscal, desde o 2º semestre de 2020,
4 - Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
- Resolução de questões,para fim, foi responsável pela consolidação e o entendimento daquilo que vi na teoria. Além disso, serviu também para que eu conhecesse o modo como o examinador cobra o conteúdo, me ajudando a aliar o conhecimento teórico e o conhecimento sobre a banca para que eu achasse a alternativa correta na hora da prova.
O Tec tem participação substancial na formação da minha base e na consolidação dos conhecimentos adquiridos nessa trajetória. Afirmo a quem me pergunta, sem medo de estar me equivocando, que é a maior e melhor plataforma de questões de que dispõe hoje o mercado, não só pela tecnologia utilizada, como também pelos professores e, ainda, com alto grau de relevância, os alunos que enriquecem o entendimento das questões com comentários extremamente valiosos. Não tenho nada de ruim a falar sobre o Tec.
5 - Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
- Eu sei que você, meu colega concurseiro, está pensando por muitas vezes, que é incapaz. Eu sei que possivelmente você resolveu uma bateria de questões hoje que te colocou pra baixo, que te fez se sentir "burro". Sei que você tem medo de dar tudo errado e sei também que você fica extremamente desconfiado quando alguém diz que todo mundo que é consistente, consegue a aprovação. Os seus medos já foram sentidos por mim até o momento anterior ao recebimento da notícia da minha aprovação. E, após essa notícia, eu constatei que é verdade que QUALQUER pessoa com disciplina, foco e vontade de vencer, que permanecer na "fila", VAI CONSEGUIR A APROVAÇÃO. A fila anda, meu amigo concurseiro, e uma hora a sua vez chega, pode confiar. Uma coisa que aprendi: Deus não fez ninguém melhor do que ninguém, todos nós somos filhos dele e, portanto, igualmente capazes. Acredite, colega, você vai conseguir!