Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Cristiano Ferreira, 14ª (CN) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ ES - 2021) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Cristiano Silva Ferreira? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá, meu nome é Cristiano Silva Ferreira, tenho 33 anos, sou morador de Linhares-ES, interior do estado. Sou casado e tenho 3 filhos.


1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Tenho várias aprovações nessa caminhada, comecei a prestar concursos em 2011, neste ano obtive aprovação na prefeitura de Linhares em 6º lugar – auxiliar de secretaria, meu primeiro cargo, também fui aprovado no IBGE (cargo temporário).

Em 2012 fui aprovado em 17º (CR) no concurso do Banestes, já em 2013, passei no DNIT em 7º lugar no estado e na SEJUS ES em 114º lugar - agente de escolta. Assumi o cargo de técnico no DNIT e fiquei lá por 10 anos e 6 meses.

Em 2021 fui aprovado para o cargo de escrivão da PF, abandonei as etapas para estudar para a SEFAZ ES, concurso no qual também fui aprovado para auditor – 14º CN, em abril de 2024 assumi meu cargo na secretaria da fazenda do Espírito Santo e encerrei a “carreira” de concurseiro.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em administração de empresas. Escolhi estudar para concursos aos 20 anos, época em que trabalhava no comércio e não tinha muita perspectiva de futuro. Vi uma entrevista em um jornal que contava a história de um concurseiro, achei interessante, fui pesquisar sobre o assunto e vi nesse mundo uma chance para mudar a minha realidade.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Entre idas e vindas fiquei uns 13 anos na caminhada, mas não foi linear, tive momentos de pausa. Quando eu assumi o DNIT em 2013 dei uma relaxada, fui viver um pouco, mas nunca deixei de estudar, mantive-me sempre estudando um pouquinho.

Quando estava focado num pré-edital estudava umas 4 horas por dia, já em pós-edital batia umas 6 horas (quando tudo dava certo). Tive minhas dificuldades, em certos momentos estudei com filho nos braços, noutros estudava nos intervalos dos plantões do meu trabalho no DNIT.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Resolver questões é essencial para qualquer candidato que queira ser aprovado.

O que eu amo no TEC são os guias de estudos pós-edital, eles poupam o tempo de ficar criando filtros de questões, além de gerar estatísticas e servir para revisão também.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
O caminho é árduo e solitário, mas cada minuto dedicado vale a pena. Após a aprovação você terá muitos frutos a colher, o seu eu do futuro agradece o seu empenho agora.