1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Passei para Contador na Autarquia Municipal de Baixo Guandu/ES em primeiro lugar, por enquanto é a primeira, mas quero continuar evoluindo e passar em concursos maiores.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Ciências Contábeis, tenho uma Pós-graduação em Perícia Contábil e pretendo realizar um Mestrado e Doutorado no futuro. Em novembro de 2023, minha filha nasceu. Por questões financeiras e com o objetivo de proporcionar uma vida melhor para minha família, decidi iniciar os estudos para concursos.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar seriamente em dezembro. Todos os dias, eu tentava estudar pelo menos 1 hora, mas nos finais de semana conseguia estudar cerca de 5 horas. No entanto, não posso ignorar que acumulei 5 anos de experiência na área contábil. Além disso, antes de iniciar meus estudos, havia concluído uma pós-graduação cerca de 3 meses antes.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Comecei a usar a versão gratuita da plataforma TEC para resolver questões da banca e ler os comentários. Na versão gratuita, eu costumava fazer 15 questões por dia. Gostei tanto da plataforma que decidi assinar e agora uso diariamente. Eu prefiro estudar por meio de questões fazendo engenharia reversa, e para mim, o TEC é o melhor recurso.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Acredito que tive sucesso no concurso não por acertar as questões por sorte, mas porque já estava imerso no meio contábil, possuindo um conhecimento sólido da área trabalhando em escritórios e uma base boa para portugues, informática e matemática. Mesmo tendo pouco tempo de estudo diretamente focado no concurso não posso negar minha base de conhecimento anterior, sei que para conquistar um cargo que pague mais de 10 mil, preciso estudar ainda mais. Meu objetivo é persistir até conseguir uma vaga na SEFAZ. Uma dica que posso dar é não desistir e, se necessário, começar por concursos municipais, depois estaduais, seguindo uma escadinha e agora eu apenas subi o primeiro degrau.