Conheci o TEC quando li o livro do Alexandre Meirelles no (quase) longínquo ano de 2015. Desde então utilizei a ferramenta, que foi importantíssima em minha aprovação. A forma como as informações e estatísticas são disponibilizadas são intuitivas e facilitam a revisão das questões problemáticas.
Eu sou a prova viva que não é necessário ser inteligente para ser aprovado, basta ser teimoso. Sou engenheiro de Produção e, quando comecei a estudar, em 2016, para o ISS Juiz de Fora, não sabia nem o que era caput do artigo. Hoje, aos 35 anos, posso afirmar categoricamente que a batalha foi enorme, principalmente com a "maldita" TI. Só de concursos fiscais foram 11 provas e 10 reprovações, mas a que me deixou mais triste foi a do ISS Guarulhos em 2019.
Depois veio a pandemia e a, inesperada, "redenção" na prova da Sefaz ES, na qual, inclusive, eu marquei uma questão errada no gabarito, depois de quase 8h de prova, o cérebro já dava sinais de cansaço. No mesmo ano também fui classificado no concurso de Analista IV da SEF SC, o qual deve me nomear em breve, mas, por ter empatia pela luta das pessoas, já mandei minha carta de desistência. Espero que as outras pessoas que não pretendem assumir a vaga (em quaisquer concursos e seleções) façam o mesmo, eu sei o quanto é triste deixar de ser nomeado por puro egoísmo de alguém que quer apenas se promover no Instagram como Coach de concursos. Essas pessoas são desprezíveis.
De qualquer forma, se teu sonho for mesmo ser concursado, não desista, por mais bobo e clichê que isso possa parecer, essa é a verdade. O caminho será árduo, você sentirá insegurança e medo em várias oportunidades e ansiedade, aliada a uma profunda tristeza, na mesma intensidade. Sua trajetória será única, não se compare com o "coleguinha" que já passou, e essa é uma batalha que se luta sozinho. Desejo a você a mesma felicidade que eu tive e o mesmo orgulho que tenho de minha profissão.