Sou técnico agropecuário (IFPA) e cursei por um breve período medicina veterinária (UFPA), curso que acabei abandonando para trabalhar durante a pandemia. Ingressei no mundo dos concursos por influência do meu pai e também por ser uma melhor oportunidade de me sustentar e, quem sabe, dar continuidade à faculdade. Prestei o concurso da PMPA em 2020/21, do qual fiquei a 3 pontos das vagas, e fui aprovado no concurso da SEAP PA 2021 (do qual optei por não assumir o cargo).
Nessas duas primeiras provas, ainda atuei como um concurseiro aventureiro, sem preparação adequada e sem entender a importância de resolver questões e fazer revisões. Após isso, só voltei a estudar no começo de 2023, conciliando a preparação com uma dupla jornada de trabalho como agente de portaria. Com o tempo escasso, aproveitava as folgas principalmente para revisar os assuntos e resolver questões. Meus estudos não eram contínuos (às vezes duas horas, outras quatro a seis horas diárias) e distribuía o aprendizado ao longo do dia (geralmente em blocos de 30/40 minutos), estudando a teoria, resolvendo questões e usando flashcards para revisar conteúdos anteriores.
Na reta final, o que mais me ajudou foram os guias que o TEC disponibilizava. Eu só precisava acessar a plataforma, resolver as questões e seguir o cronograma. Praticamente todas as questões vinham com comentários detalhados, que eram verdadeiras aulas e também o filtro que me ajudava a separar os conteúdos perfeitamente na hora da revisão. Como revisava a teoria rapidamente, dedicava tempo a esses comentários e aos comentários entre alunos para preencher lacunas . Assim, em 2024, conquistei aprovação em dois concursos: PMPA (295º/4000) e CBMPA (33º/1823), e já fui convocado para a matrícula no curso de formação de ambos.
Meu conselho para quem almeja a aprovação é: não tenha medo de começar. É no caminho que nos aprimoramos, corrigimos erros e evoluímos. Resolver questões e revisar são etapas inegociáveis em uma preparação de qualidade.