Meu nome é Claudio, sou formado em Economia.
Sou muito grato ao TEC, seu diferencial é o fórum dos alunos, vários feras, sabem transmitir a mensagem, muita gratidão a galera que compartilha informação. O TEC também ter questões comentadas de matérias difíceis como TI, Economia, Estatística, Contabilidade da FGV, ajuda muito no aprendizado.
Passei de 2016 a 2024 (8 anos!!) estudando ininterruptamente para concursos. Assinei com o tec no fim de 2021, demorei para comprar porque achava “caro”, porém, ao entender a metodologia do TEC, apenas o utilizei, cancelei assinatura de cursinhos, apenas paguei uma plataforma para montar os cadernos (otimizar o tempo).
Adotei a nick de “Cruzeiro” porque conheci o TEC em uma fase que o cabuloso tava em reestruturação, entendi que tinha que me reinventar também.
Uma vez li o livro “Quem mexeu no meu queijo” e ele fala a importância de se adaptar, escolher outros caminhos em busca da realização pessoal. Queria muito ser auditor fiscal, mas notei que tinha mais competitividade em concursos de controle, e muitos órgãos pagam bem. Então fiz a transição para a área de controle e obtive sucessos. E hoje estou feliz.
Fiquei em primeiro lugar em dois concursos do meu estado natal (Mato Grosso), porém não fui nomeado. Fiquei com ódio. Em vez de ficar frustrado, peguei essa energia e a transformei em combustível para eu estudar mais ainda em outros maiores.
Minha rotina, eu trabalhava e buscava estudar todo o tempo disponível que tinha. Era um prazer para mim estudar. Às vezes eu saía no fim de semana para um lanche rápido e voltava, e também fazia academia para oxigenar a mente. No pós-edital eu era mais insano ainda. Em 2024, meu dinheiro foi acabando, mas eu estava tão convicto, tão focado, que vendi minha moto para financiar as viagens, loucura, mas não me arrependo do que fiz. Com o dinheiro fiz as provas da ALESC, do TCE-PR e do MP-PR, em ambas fiquei classificado. Com a nova rotina, sem moto, aproveitei o trajeto do ônibus e ía resolvendo questões no caminho.
Hoje estou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, órgão maravilhoso, morando em Florianópolis, cidade incrível (dispensa comentários rsrs).
Meus erros: considero não ter feito uma segunda faculdade antes, Contabilidade. Foi a matéria que mais estudei para concursos. O único concurso que fiz para contador fiquei em segundo lugar (TJ-MT), e é uma formação que nomeia muito mais que Economia. E de ter demorado para assinar o TEC por achá-lo “caro”.
Desejo aos colegas que se mantenham firmes, não compartilhem seus sonhos com pessoas vis, só você sabe a sua luta, sua capacidade e só você consegue ver a linha de chegada que está invisível para os demais. Deixa para comemorar só depois da vitória e siga trabalhando firme até lá.