1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Passei no concurso do Conselho Federal de Odontologia (2ª), Banco do Brasil (28ª), PGDF - Técnico (81ª), Conselho Federal de Química - Analista Gestão de Pessoas (8ª), Funpresp-Jud - Analista de Conformidade (1ª), Funpresp - Jud - Analista Gestão de Pessoas (2ª), Ibama - Analista Administrativo (59ª), Funpresp-Exe - Analista Auditoria (1ª), DPDF - Economista (5ª), Telebrás - Auditoria (1ª), Adasa - Técnico (19ª), Senado Federal - Analista (29ª).
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em Economia pela UnB, e durante toda a faculdade eu tinha a certeza de que iria para a área privada. No entanto, durante os meus estudos, fui gostando mais da área de economia do setor público e minha visão foi mudando. Assim que terminei o curso, comecei a estudar para concurso. Isso foi bem na época em que os concursos ficaram escassos, em 2015. Até a minha primeira aprovação, foram 2 anos. Depois de conquistar meu primeiro cargo, acabei perdendo ritmo de estudos, e só voltei a estudar direito em 2021. A nova leva de aprovações veio em 2022.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar em 2015, mas sem constância alguma. Em 2021 contratei uma mentoria de estudos, e meu coach me ajudou a organizar minha rotina e estudar de forma mais sistemática. Mas as minhas metas de estudo nunca foram extraordinárias. Acho que o máximo que colocamos como meta foi 30h, e mesmo assim foram poucas as vezes que atingi esse marco. Por já ter tido estafa de estudo e trabalho, eu e meu coach sempre prezamos muito pela saúde mental e pelas horas de descanso, necessárias. Acredito que esse equilíbrio me ajudou muito a estudar com menos pressão e de forma mais sustentável. No geral, eu estudava de 2 a 3h por dia em dias de semana. No fim de semana, eu estudava aos sábados (tentava alcançar de 4 a 5h, mas muitas vezes eu ficava em torno de 3h de estudo), e os domingos eram livres. Na reta final para o senado, eu fazia questões de matérias que eu gostava na hora do almoço, mas quase como um passatempo, sem muita pressão ou tensão.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
É resolvendo questões que sabemos se compreendemos o conteúdo e o quão afiados estamos na matéria. Depois de já ter atingido certa maturidade em algumas matérias, meu estudo se dava principalmente por questões. Eu resolvia os cadernos de questões e anotava as minhas dúvidas, quais questões eu tinha acertado 'no chute', quais eu não sabia nem errar e quais precisavam de um aprofundamento maior para que eu acertasse com mais confiança.
O Tec foi fundamental para que eu conseguisse fazer isso. Por conseguir montar cadernos com os tipos de questões que eu precisava (fácil a difícil, múltipla escolha ou certo/errado), ou mesmo por já ter cadernos prontos, quando eu não tinha muito tempo para montar o meu próprio, o Tec me deu a praticidade que eu precisava em uma rotina corrida de trabalho e estudos. Além disso, os comentários dos professores e de outros alunos nas questões foram fundamentais para que eu entendesse de uma vez por todas alguns conceitos. O Tec foi a minha plataforma de questões desde o primeiro dia, e conforme fui avançando nos estudos, fui também aprendendo a usar as ferramentas a meu favor. Antes das provas, eu conferia qual a porcentagem de acerto que eu estava tendo em cada matéria, e isso me ajudava a direcionar os esforços na reta final antes de cada prova.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Estudar de forma inteligente é muito mais do que bater metas de horas semanais. Na preparação para concurso, é muito importante que a gente se mantenha em um bom estado mental, porque a jornada exige muito de nós, fisicamente e mentalmente. Espero que aproveitem o Tec como eu aproveitei, e que também possam dar boas risadas de alguns comentários que colegas deixavam em questões, indignados com as bancas. Desejo muita boa sorte e sucesso a todos. Sigam firmes e sãos :)