Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Charles Cruz, 18º - Analista Legislativo - Administração (Senado Federal)

Já conhece a história de sucesso de Charles da Cruz? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Minha vida de concurseiro iniciou em 2011 e minha primeira nomeação veio em 2013, no IFSC (instituto Federal de Santa Catarina). Logo em seguida, fui nomeado na SEA/SC (Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina), órgão que ocupei até fevereiro/2023. No final de 2019, minha esposa, que também já era concursada, voltou a estudar para o concurso do TCE/SC e me convidou para acompanhá-la. Recusei o convite naquele momento, mas, em junho/2020, entendi que deveria tentar voos mais altos. Foi então que reiniciei a caminhada.


Assim, por ser formado em Administração, entendia que deveria focar na área de controle, mais especificamente no concurso da CGE/SC. Nesse período, utilizei PDF’s e vídeo-aulas de um cursinho preparatório, mas foi com a resolução de questões pelo TEC que meu desempenho cresceu muito. Tanto que nos últimos 6 meses de preparação nem utilizava mais o material em PDF ou assistia às aulas. Meu foco era resolver questões da banca da minha prova.


Nesse tempo, até a prova da CGE/SC, surgiram outros concursos, que acabei prestando com o intuito de “treinar” ainda mais. Com isso, acabei sendo aprovado nos cargos de Analista na PGE/SC (12º), no IPREV/SC (12º) e, para minha surpresa, no meu cargo atual, Analista Legislativo no Senado Federal. Fiquei surpreso, pois o Senado sempre foi um concurso muito concorrido e, como esse não era meu foco, acabei não estudando especificamente para essa prova. Porém a preparação que vinha realizando com o TEC me fez ficar na 18º colocação para ampla concorrência. Hoje ocupo um dos melhores cargos públicos do país e estou muito feliz com isso.


Em resumo: o TEC foi a ferramenta que alavancou meu desempenho e me levou às aprovações! Foram quase 30 mil questões resolvidas em um pouco menos de 2 anos de preparação, divididas entre as 6 ou 7 horas líquidas de estudo diárias, seis dias por semana. Com isso, o recado que dou aos colegas é: Há diversos métodos de estudo no mercado e cada um tem o seu preferido, mas não deixem de resolver questões, MUITAS questões. Conhecer a forma de cobrança da sua banca é chave do sucesso!! Durante a preparação, dói bastante e surgem várias dúvidas, mas ver seu nome do Diário Oficial é compensador. Não desistam!!