Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Carolina Porfírio, 7ª (AC) - Contador (AGU - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Carolina Barreto Porfírio? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Durante muito tempo, fui eliminada na prova objetiva, chegava perto, mas nunca chegava lá realmente. Em outros tempos eu passava, mas muito longe, na colocação 100, 300. Do meio para o final do ano passado, obtive resultados melhores:

  • AGU (CNU) - 7º Lugar (AC) Vagas - Contadora;
  • Ministério da Pesca e Aquicultura (PSS) - 1º lugar (AC) Vagas - Contadora;
  • Codevasf - 22º lugar (AC) CR - Contadora;
  • TRE/DF (TSE Unificado) - 26º lugar (AC) Analista Contabilidade.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Minha formação é em Ciências Contábeis, sou formada pela Universidade de Brasília (Unb), e logo após a conclusão do curso iniciei esta dura, mas recompensadora vida de estudos para concurso.

Decidi estudar para concurso porque eu sempre gostei de estudar e porque vislumbro no concurso público uma oportunidade para mudar de vida e para manter a estabilidade ao longo do tempo. A vida é viva e nunca saberemos o que de fato pode acontecer. Então é tranquilizadora a perspectiva de saber que não importa o quanto a vida mude, teremos sempre um cargo para chamar de nosso.

Meu foco sempre foi a área de controle, mas também faço tudo o que está em consonância com as matérias que eu já estudo.

Por fim, iniciei minha vida no serviço público em um cargo temporário, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023. Em 2024, assumi outro temporário, no Ministério da Pesca e Aquicultura e agora em 2025 estou no meu tão sonhado efetivo, na Advocacia-Geral da União (AGU) e contando haha a aposentadoria da caneta ainda não veio, sigo na batalha.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu comecei a estudar em 2021. Portanto, já tenho alguns quilômetros rodados haha Na época em que eu “só estudava”, fazia mais horas, mas depois que comecei a conciliar trabalho e estudo, eu fazia menos. Atualmente, eu não estudo muito por hora, mas sim por meta/objetivo, o mais importante é cumprir aqueles objetivos do dia.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Para mim, resolução de questões, leitura da lei seca e revisão são o trio parada dura. Este é o fundamento e a base para a aprovação. Para mim, atualmente, o TEC é a melhor plataforma de questões do mercado. Por conseguinte, eu devo muito ao TEC por cada conquista que eu tive!! Recomendo de olhos fechados!! Eu utilizei muito o TEC para criar meus cadernos de questões e para fazer revisão.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Tenho três recados para os meus amigos concurseiros:

Primeiramente, cada um possui uma história, cada um possui um começo, cada um possui um processo e cada um possui um destino. Não se compare. Conheci pessoas que passaram aos 23, bem como pessoas que passaram aos 60. Não há mérito ou demérito, cada um possui a sua vida. Enquanto há vida, há tempo. Não esmoreça, nem desanime.

Segundamente, analise o que está fazendo a sua nota abaixar. Verifique se é a prova objetiva ou se é a prova discursiva e faça uma análise de onde você pode atuar. Verifique se é o método ou se são as revisões. Melhore a cada prova, melhore a cada reprovação.

Por fim, agradeça por cada porta que se abre, mas também por cada porta que se fecha. Eu sei, meu caro amigo concurseiro, é difícil demais, mas eu acredito que tudo tem propósito, às vezes, você não passa em uma prova, para passar em outra porque você precisava encontrar alguém ou aprender alguma coisa em outro lugar. Assim, a nossa visão é muito limitada, à primeira vista, pode parecer que isso seria o melhor para você, mas quem garante que realmente era o melhor?

Eu sou extremamente grata pelos lugares em que estive e pelas pessoas que eu conheci! Não mudaria nada, nem mesmo as reprovações. Então estabeleça um foco e tenha resiliência! Controle o que pode controlar e tranquilize-se quanto ao que você não pode!