Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Carlos Souza, 2ª - Auditor da Receita Estadual (SEFAZ AC - 2024) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Carlos Murilo Ferreira de Souza? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Fui aprovado para auditor fiscal na Sefaz Acre em 2024 em 2º lugar, em 2022 fui aprovado na Sefaz Amapá nos dois cargos do certame, Auditor Fiscal 34° e Fiscal de tributos 54°. Além destas aprovações nas vagas, fiquei no cadastro de reserva da Sefaz Amazonas, Sefaz Minas, Sefaz Roraima (recentemente fui convocado para o novo curso de formação que ocorrerá em agosto) e ISS Rio de Janeiro, é muito importante colocar o nome em várias listas, porque um dia pode-se ter uma surpresa boa.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou formado em odontologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Iniciei meus estudos para auditor com a intenção de ter estabilidade e segurança que o serviço público nos proporciona, pois eu desde cedo já era concursado como nível médio. Então vi na área fiscal o retorno que eu almejava dentro da carreira pública, tanto pela remuneração como pela importância do cargo.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei 7 anos ininterruptos, comecei em abril de 2017, minha última prova foi em junho de 2024, para a Sefaz Acre. Minhas horas de estudos variaram um pouco dentro desse período. Os 3 primeiros anos foram os que mais acumulei horas líquidas, isso porque estava vendo a teoria e aprendendo a estudar de fato várias matérias que eu não tinha facilidade, como todas as exatas, economia e Tecnologia da informação. Nesse período, cheguei a estudar 8 horas por dia, mesmo trabalhando. Já a segunda parte dos estudos, como era muita resolução de questões, o estudo ficou mais dinâmico, dessa forma, estudava de 4 a 5 horas líquidas diariamente. Em Pós edital aumentava um pouco, mas não passava de 6 ou 7 horas.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Nas últimas provas eu praticamente fazia somente questões do TEC, revisava pelos comentários dos professores e pelo fórum dos alunos, ainda extraía para um arquivo algumas dicas para compor um resumo daquilo que mais sentia dificuldade para ver na semana da prova, eu chamava este resumo de “Tudo ou Nada”. Utilizei o TEC desde os primeiros meses de estudo e isso foi determinante para chegar nas provas com o estilo de cobrança das bancas dominado e principalmente confiança de executar o treino que foi feito por meio das questões. Em exatas a possibilidade de ver a resoluções em vídeo foi uma maravilha para quem não tem facilidade com elas, ainda ressalto as questões inéditas que foram uma revolução nos meus estudos.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Pensamos que nunca iremos conseguir ser aprovado, achamos que somos incapazes de aprender muitas coisas e que concurso em alto nível não é para nós. Mas com o passar do tempo, e muita dedicação ao processo, as matérias ficam mais palatáveis e é possível, sim, aprender qualquer coisa, quem fala é um dentista que teve que aprender praticamente tudo do zero, pois nunca viu na graduação. Cuidem da mente de vocês, não tracem metas inalcançáveis, e, sempre que possível, saiam dessa atmosfera de estudos e estejam com as pessoas que amam, não se anulem por completo, pois não da para ter certeza quando a jornada irá acabar.