Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Carlos Souza, 9ª (AC) - Auditor Fiscal da Receita Estadual (SEFAZ RJ - 2025)

Já conhece a história de sucesso de Carlos Filipe Ferreira de Souza? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Aprovações em Concursos Públicos:

  • Auditor Fiscal da SEFAZ-AC (2024) – 22º lugar (Ampla Concorrência);
  • Auditor Fiscal da SEFAZ-RJ (2025) – 9º lugar (Ampla Concorrência) – Resultado preliminar (fase discursiva e objetiva);
  • Analista em Finanças Públicas da SEFAZ-RJ (2025) – 2º lugar (Ampla Concorrência) – Resultado preliminar (fase discursiva e objetiva).

Cadastros de Reserva:

  • Auditor Fiscal de Rendas Municipais de São Bernardo do Campo (2024);
  • Auditor Fiscal da SEFAZ-PR (2025).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Engenharia Civil (Fortificação e Construção) pelo Instituto Militar de Engenharia, onde concluí minha graduação em 2022. No ano seguinte, ingressei no Exército como primeiro tenente, atuando em funções técnicas de engenharia em Belém/PA entre 2023 e 2024. Logo no início, ainda em 2023, percebi que não me identificava com a carreira militar e decidi seguir outro caminho.

A opção pelos concursos públicos me foi apresentada por um amigo, e acabou sendo a melhor para mim, pois já havia tido contato com esse universo ao prestar provas para universidades no fim do ensino médio, o que me trouxe familiaridade com o processo. Escolhi a carreira fiscal por oferecer um cenário de oportunidades constantes — com diversos editais publicados todos os anos — e também pela atratividade da remuneração e da estabilidade, fatores que me motivaram a direcionar meus esforços para essa área.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Iniciei meus estudos em maio de 2023, quando decidi definitivamente me dedicar ao estudo para a carreira de Auditor Fiscal. Desde o início, busquei manter uma rotina intensa e disciplinada. Mesmo enquanto trabalhava, conseguia estudar mais de 40 horas por semana, sempre me desafiando a superar os resultados da semana anterior.

Com a minha saída do Exército, em abril de 2024, pude intensificar ainda mais o ritmo. No fim do meu primeiro pós-edital, o da SEFAZ/AC, alcancei mais de 60 horas semanais, e, posteriormente, no pós-edital da SEFAZ/RJ, cheguei a ultrapassar 70 horas semanais em algumas ocasiões.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi e continua sendo fundamental para minha preparação. Os exercícios trazem aprendizados que nenhuma outra forma de estudos traz, como compreender a forma como determinada banca costuma cobrar certa matéria e até mesmo identificar suas próprias deficiências e focalizar esforços para eliminá-las.

Nisso tudo, o TecConcursos foi fundamental, sendo a minha plataforma de exercícios principal. Com ela não só pude fazer questões das bancas selecionadas, mas também questões inéditas muito boas, e pude aprender grandemente com os comentários de professores e outros estudantes. Posso dizer que o Tec foi fundamental nas minhas aprovações e uso a plataforma até hoje.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Meu recado para outros concurseiros é uma simples frase que costumo aplicar bastante na minha vida:

“Um homem que percorre uma caminhada de mil quilômetros tem que esquecer o tamanho imenso da caminhada e dizer para si mesmo todas as manhãs: 'Hoje vou percorrer apenas trinta quilômetros e depois descansar e dormir.”

Ou seja, a jornada pode ser longa e às vezes difícil, mas é importante focar na tarefa de hoje, um dia após o outro, e então, quando menos perceber, a disciplina e persistência vão ter te levado longe.