Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Carlos Assunção, 7º - Agente da Fiscalização (TCE SP - 2017) e outros.

Já conhece a história de sucesso de Carlos Henrique Assunção? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • Analista de Tecnologia da Informação - Engenharia Civil - DATAPREV (12º colocado AC - não nomeado)
  • Agente da Fiscalização - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (7º colocado Ituverava AC - nomeado)
  • Técnico Tributário da Receita Estadual - SEFAZ RS (415º colocado AC - nomeado)


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou bacharel em Engenharia Civil pela EESC/USP. Decidi estudar para concursos públicos após uma sequência de experiências ruins no mercado privado. Sempre tive o serviço público como uma vitrine de qualidade de vida, então decidi em 2016 me dedicar integralmente aos estudos para a área fiscal, aquela que sempre tive mais afinidade e interesse por vir da área de exatas.
Iniciei os estudos em janeiro/2016 para o concurso da Receita Federal, mas sempre de olho na área de controle também. Após um ano de estudos já me considerava apto a competir por algumas vagas em concursos mais concorridos, mas infelizmente foi um período muito difícil para os concurseiros da área fiscal, com poucos certames tanto na área de controle quanto tributária. Por isso não tive a oportunidade de prestar muitas provas mesmo estando "afiado". Todavia em agosto/2017 surgiu o certame do TCESP, com provas em dezembro/2017. Decidi pausar os estudos na área tributária e me dedicar integralmente para este concurso. Acabei não passando dentro das 3 vagas para a cidade de Ituverava/SP, mas fiquei bem posicionado no CR (7º lugar). Por isso, continuei firme nos estudos para a SEFAZ-GO. A prova ocorreu em setembro/2018, com certeza a mais difícil que fiz na minha vida. Infelizmente não tive um desempenho satisfatório. Como já estava muito exausto dos estudos e o TCESP estava prestes a me nomear, optei por encerrar ali minha jornada de estudos.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei para concursos de janeiro/2016 até setembro/2018. Em média fazia 8 horas líquidas/dia e 44 horas líquida/semana. Nos meses que antecederam os concursos mais importantes que fiz (TCESP 2017 e SEFAZ-GO 2018) aumentei o ritmo para 60 horas líquidas/semana. 


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi vital para minha aprovação. Nas semanas que antecederam a prova do TCESP, foquei ao máximo na resolução de questões. Eu diria que este momento foi determinante na minha aprovação. O TEC foi muito relevante nesse cenário por prover uma grande variedade de questões e uma alta qualidade nas resoluções, que facilitavam bastante as revisões das matérias.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Meu recado para os concurseiros: só não passa quem desiste. Independentemente da sua formação, o que vale é a motivação e a sua garra para estudar. Se os motivos que te empurram e te dão combustível para mudar de vida são genuínos e verdadeiros, nada pode te parar.