1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Tenho outras colocações em cadastro de reserva, ainda sem nomeação:
De 2022 a 2023
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - MG, e Especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Decidi estudar para concursos para ter um equilíbrio entre remuneração e qualidade de vida, com previsibilidade e mais tranquilidade para planejar minha vida a médio e longo prazo, acredito que os concursos públicos podem proporcionar isso.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Comecei a estudar para concursos em meados de final de 2014 a início de 2015 acredito. Após um tempo estudando e prestando algumas provas, "bati na trave" em alguns, mas consegui de fato ser aprovado e nomeado para Analista de TI na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em 2017. Assumi, acabei parando de estudar para concursos, trabalhei no órgão por 5 anos, quando decidi retomar os estudos no final de 2022. Fazendo provas e estudando nesta volta entre final de 2022 e meio de 2024, acabei conseguindo passar no BRB e ficar bem colocado no TRF2 (ES) neste ano.
A quantidade de horas de estudo variou ao longo do ano. O que permaneci fazendo por mais tempo foi o ciclo de estudos com 3 horas líquidas por dia, todos os dias. Porém, consegui aumentar essa quantidade em algumas semanas antes dessas provas que passei para 4 ou 5 horas líquidas por dia na reta final.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Considero a resolução de questões simplesmente FUNDAMENTAL para a aprovação. O Tec Concursos me ajudou bastante, com um sistema de questões bem completo e uma ferramenta com bons recursos. Assinei o Tec por volta de setembro de 2023 por recomendação, e não me arrependi, fiz bastante questões, em cerca de 10 meses cheguei a completar mais de 10.000 questões resolvidas somente no Tec. Uma funcionalidade que usei muito, e recomendo aos demais, é a de "limite de questões" e de "imprimir caderno em pdf". Eu fazia um caderno "tudão" do concurso que estava estudando, ia na parte de filtros e "limitava" as questões com a quantidade de questões que cairia em cada matéria, que o sistema sortearia aquela quantidade de questões aleatórias dentro do caderno para cada assunto que delimitei. Depois mandava "imprimir em pdf" o caderno, sem gabarito, gerando assim um "simulado" da minha prova. Me delimitei a fazer todo domingo um simulado. Como os simulados dos cursinhos e outros são limitados, usei essa funcionalidade do Tec para gerar meus próprios simulados, com questões reais da banca, para poder municiar esse hábito de fazer uma prova a cada domingo. Acredito que isso me ajudou a ter ritmo e revisar fazendo muitas questões. No dia seguinte, com calma, corrigia o simulado, respondendo agora na ferramenta, e vendo os comentários do que errei ou acertei, aprendendo com os erros e tentando superar sempre o desempenho do simulado anterior e buscando uma meta de pontos que também já estava previamente definida.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não desistam, se a decisão de passar em concurso foi tomada de forma consciente, trabalhe para isso e tenha paciência que o resultado chegará. Faça sua parte, comemore as pequenas vitórias ao longo do processo ("fui melhor nesse simulado", "consegui acertar esse assunto que estava errando muito", "sinto que estou melhorando"), tenha em mente que normalmente é um projeto de médio/longo prazo, se precisar faça a estratégia de concurso escada (passe em um concurso menor/"mais fácil" primeiro antes de tentar algo concorrido demais logo de cara), e persista que a recompensa valerá a pena.