Carlos Alberto De Mello Junior, 4º - Técnico de Controle Externo (TCM RJ)

Já conhece a história de sucesso de Carlos Alberto De Mello Junior? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá, concurseiros!!! Tudo bem com vocês?
 
Comigo está tudo ótimo, rs! Espero que um dia vocês sintam o que eu estou sentindo agora, rs!
 
Meu nome é Carlos Alberto, sou formado em engenharia de petróleo pela Universidade Federal Fluminense que fica em Niterói-RJ. O objetivo deste depoimento é motivar vocês que estão na luta e dizer que, sim, é totalmente possível chegar lá! Se eu acreditava nisso? Não, nem um pouco, mas passei a acreditar mais quando fui evoluindo nos meus estudos diários.
 
Gostaria de compartilhar toda a minha trajetória com vocês porque eu me sinto uma pessoa comum e quero que tenham a certeza de que com dedicação, disciplina e foco todos são capazes de conseguir alcançar os seus objetivos!
 
Minha trajetória começou em agosto de 2015 quando meu tio me incentivou a estudar para concursos, pois minha área de formação estava totalmente em baixa e não havia muitas oportunidades no momento.
 
Ele me levou a um cursinho presencial e disse: “escolhe um aí e faz...”. Foi aí que eu tive meu primeiro contato (na verdade, foi o “segundo” contato, pois, antes de ir ao cursinho, meu tio já tinha me dito qual seria a instituição e eu fui no site olhar quais eram as minhas possibilidades, acabando por escolher um que não fosse tão caro, que não tivesse tantas matérias e que tinha um bom salário. Fiz minhas avaliações e decidi prestar para o cargo de Técnico de Controle Externo do TCM-RJ sem conhecer absolutamente nada! Acreditem, eu não sabia de nada desse mundo de concursos, tanto que escolhi por ser do nível médio (achava que era mais fácil), ter poucas matérias (que me ajudaria a entrar no ritmo de estudos e me dar tempo para entender o mundo em que estava entrando), ser na minha cidade, estar “próximo” de sair (só foi sair um ano depois, rs! Ainda bem!), entre outros motivos que talvez não devam ser os certos para uma escolha dessas, apesar de ajudar.  Hoje, com mais experiência, eu recomendaria tentar conhecer o cargo, suas funções e ver se é o que você gosta, pois isso ajudará na motivação diária, se imaginando no cargo futuro.
 
Iniciado o cursinho, eu só ia às aulas e comecei a ler e ver vídeos sobre cargos, melhor método de estudos, ou seja, me aprofundar no assunto. Até que em setembro do mesmo ano tudo mudou, pois um amigo me contou que fazia CONSULTORIA, algo que eu nem imaginava que existia. Tal descoberta foi a melhor coisa que fiz ocorreu em minha trajetória de estudos e direi abaixo o porquê.
 
Eu não sou uma pessoa organizada e não tinha conhecimento sobre métodos de estudos. Logo, quando descobri que poderia pagar para que alguém, com experiência, pudesse fazer todo o meu planejamento e me dar metas semanais detalhadas, nos mínimos detalhes, do que eu teria que estudar na semana, pensei: “é isso que eu preciso, que alguém faça essa parte para que eu apenas me preocupe em estudar”. Então contratei os serviços da consultoria (quem quiser saber é só procurar minha entrevista que fiz para eles no Youtube).
 
Já na época da consultoria, eu tinha a noção de que não seria com as aulinhas presencias do curso que eu iria passar, porém já tinha pago então continuei até o final.  A consultoria me indicou materiais onlines em pdf e vídeo aulas que é o que eu indico para quem quer ter um estudo focado e de qualidade nos dias de hoje. Sim, faça cursos on-line, pois os presenciais entendo ser perda de tempo nas aulas que não rendem o que você poderia render, além de perder precioso tempo com deslocamento e com as remarcações de aulas, etc.
 
Foi a consultoria que me indicou o TecConcursos. Explico: a consultoria usa métodos de estudos que estão já disseminados, ou seja, ciclo de estudos (não estudar uma matéria até o final dela para começar outra), fazer resumos, revisões periódicas e bateria de exercícios, e, neste último quesito, é que entrou a indicação do TecConcursos. Esta incrível ferramenta propicia fazer uma bateria de exercícios de forma selecionada, com quase todas as questões com comentários de QUALIDADE, dos mais variados certames e bancas, em um único local. Não recomendo outro que não seja o TeCconcursos, visto ter design fácil para selecionar e montar o caderno de questões, milhares de questões comentadas, editais de concurso antigos, provas antigas e gabarito junto com a questão do concurso. O site é realmente completo e será o seu divertimento nessa caminhada toda, sim, acredite, você vai gostar e muito de resolver questões, ainda mais quando aparecer que acertou, rs! E o melhor é o preço, já que sabemos o quanto é caro estudar e ter todo esse conteúdo de qualidade em um único local.  O preço é excelente e vale muito a pena, podem acreditar.
 
Mas eu disse, no início deste depoimento, que meu intuito era motivá-los (principalmente para os concurseiros mais “descrentes”, como eu era, rs!). Parece clichê, mas se me achar no facebook ou algum amigo, terá a prova de que sou uma pessoa normal. Não era o melhor no ensino médio, entrei na repescagem na faculdade e me formei com 6 anos e meio com o CR de 6,4.
 
Para passar em concurso não é necessário ser o melhor, mas ter muita disciplina, foco e confiar em você. Não vai ser fácil, eu mesmo sempre fui pessimista e esse período me mudou bastante. Você vai escutar de pessoas queridas que você está perdendo sua vida, que você não é capaz, o famoso: “ainda não passou?” mesmo que esteja só estudando há um mês. Eu escutei uma frase que resume isso aí, que é: “A melhor maneira de não fazer nada, é dizer que nada pode ser feito”, ou seja, é melhor colocar a pessoa para baixo para que ela não consiga porque assim você não precisa se esforçar para ter o que ela irá conseguir.
 
Eu lia muitos depoimentos e via muitas entrevistas e sempre me assustou a rotina dos aprovados: “ah, se não estudar 10h líquidas, está errado, não vai passar”, “ ah, só vai passar depois de 3, 4 anos na luta”...esqueça isso tudo, o que você tem que pensar é em você dar o seu melhor todos os dias, nem que seja 30 minutos, não existe luta ou disputa com alguém que não seja você mesmo. Pense comigo: e se você gabaritar a prova a vaga não é sua? Não é indiferente se tem 2 ou 2 milhões de concorrentes? Enfim, não estou dizendo que precise gabaritar, mas que se você tiver o conhecimento necessário para mandar bem, não existirá barreira que te impeça de entrar nas vagas.
 
Os estudos têm que ser de qualidade. De nada adianta 10, 12h líquidas se você está forçando e só se cansando e não aprendendo nada. Eu, por exemplo, oscilei muito em minha preparação, porém nunca desisti, sempre me esforçava ao máximo naquele dia, lembre vá até o máximo, nem que seja 30 minutos. Tiveram dias que não consegui estudar, meses que perdi o meu rendimento, metas que eram para entregar semanais e entreguei em mais semanas...isso tudo vai acontecer, mas o meu diferencial foi que eu persisti, por mais cansado e desacreditado que eu estava.
 
Acho que já falei muito, rs! Vou só deixar algumas dicas que eu acho válidas em tópicos:
  1. Tenha uma área foco (fiscal, policial, controle, tribunais etc)
  2. Estude com material de qualidade (de preferência os onlines)
  3. Se puder, faça consultoria, porém não é ela que vai te aprovar, mas sua dedicação diária.
  4. Se não fizer consultoria, estude por ciclos de estudos, faça resumos e revisões periódicas, baterias de exercícios com foco na sua banca ou parecidas.
  5. Não tenha pressa, mas tenha foco e disciplina diária para ir melhorando com o tempo, uma hora estará pronto e sua vaga esperando por você.
  6. Confie em você, pois pensamentos positivos atraem coisas positivas.
 
Deixe seu comentário:
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.