1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
SEFAZ/PE - 2022 - Assistente de apoio administrativo - 33
SEFAZ/PE - 2022 - Auditor fiscal do tesouro estadual - 307
ISS/SP - 2023 - Auditor Fiscal Tributário Municipal - Gestão Tributária - 90
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco. Decidi estudar para concursos por influência de meus pais e por almejar aliar qualidade de vida com uma remuneração satisfatória. Meses antes de terminar a faculdade, em 2008, larguei o estágio numa multinacional para estudar para concurso. No mesmo ano, fui aprovada no concurso de uma sociedade de economia mista, onde assumi meu primeiro emprego e trabalhei por 10 anos. Em 2019 a empresa foi privatizada e resolvi aderir ao Plano de demissão voluntária oferecido aos funcionários. Nesse momento, não pensava mais em concursos, e sim em buscar novos desafios na iniciativa privada. Porém, após 2 anos, no final de 2021, o mosquito dos concursos me picou novamente, e dessa vez comecei a estudar para a CGU, cuja prova havia sido autorizada poucos meses antes. Até então, não sabia bem a diferença entre as áreas fiscal e controle. Após levar uma surra na prova da CGU, em março/2022, conhecendo melhor os cenários, iniciei meus estudos para a área fiscal.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei pouco mais de um ano entre 2008 e 2009 e, de novembro/2021 para cá (fevereiro/23) sigo estudando. Como passei um período sem trabalhar, estudava cerca de 6/7h horas líquidas por dia, de segunda a sexta-feira, e aproximadamente 5h no total do fim de semana. Em média, entre 35 e 40h líquidas por semana. Agora estou trabalhando e diminuí o ritmo consideravelmente.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Considero a resolução de questões extremamente fundamental no estudo para provas de concurso. Graças a Deus fui bem orientada desde o início dos estudos e logo assinei o Tec. Os comentários dos professores e as trocas entre alunos no fórum ajudam muito na preparação, esclarecendo assuntos e tirando dúvidas que poucos livros e pdfs conseguem fazer. A resolução massiva de questões deixa qualquer candidato mais bem preparado para a prova. Também usei em alguns momentos os materiais teóricos disponibilizados para os alunos do plano avançado no Tec.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A jornada de estudo para concursos é cansativa e exige do aluno muito esforço e abdicação. Meu conselho é de foco total, para que o período entre o início dos estudos e a aprovação seja o mais curto possível. Também é importante evitar comparações com os concorrentes, pois a realidade de cada um é completamente diferente. Como não sabemos quanto tempo cada um levará até a aprovação, julgo necessário manter períodos de lazer na semana e principalmente a prática de atividade física. Foi isso que me fez consegui suportar os momentos difíceis sem jamais pensar em desistir.