Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Camilla Almeida, 4ª (AC) - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (ANEEL - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Camilla Almeida? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá, colegas concurseiros!

Meu nome é Camilla Almeida, tenho 28 anos, e fui aprovada em 2º lugar (AC) para o cargo de Analista – área de economia e finanças, em 4º lugar (AC) para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Qualquer área de conhecimento), via Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), Bloco 6: Setores econômicos e regulação, e em 67º lugar (AC) para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento (MPO).

Sou baiana do interior, e radicada em Brasília já há uma década. Minha formação é em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília – UnB, já tendo atuado na iniciativa privada e no setor público, na área de engenharia. No entanto, em busca de uma transição de carreira, estabilidade financeira e mais previsibilidade, comecei, em 2023, a estudar para os concursos da área econômica cujos editais estavam previstos. Nessa época estudei para o CPNU, Ministério do Planejamento e Orçamento, Secretaria do Tesouro Nacional e Banco Central do Brasil, com foco total neste último e apenas pequenos desvios quando próximo das demais provas mencionadas.

Mesmo estudando para concursos, eu mantive meu trabalho de 40 horas semanais presenciais como engenheira em uma empresa pública, motivo pelo qual o planejamento e a organização nos estudos foram fatores essenciais para o sucesso. Em período de pré edital eu estudava, em média, 4 horas por dia, levantando-me às 4h da manhã e estudando das 4h às 8h, antes do meu expediente, que se iniciava às 9h. Já em pós edital, eu acelerei o ritmo, chegando a 6h por dia em dias de semana, e 8h aos finais de semana. Separava geralmente o domingo para treinar para a prova discursiva também.

No processo de estudar para concursos, aprendi que não há “fórmula mágica”. O essencial é se conhecer e ver o que funciona para você. Para mim, o aprendizado teórico é essencial e consolidação de conhecimento só se mostrou eficiente com a resolução de (muitas) questões e, para tanto, a plataforma do TEC Concursos foi essencial.

O TEC Concursos possui ótima usabilidade, várias possibilidades de filtros e de criação de cadernos que se adaptam a cada momento de estudos, atualização rápida em relação às novas provas, catalogação de questões muito bem feita, e o principal: a possibilidade de comentar, discutir, aprender e ensinar em cada questão. A participação dos alunos e professores, as soluções em vídeo e a possibilidade de anexar imagens como gráficos e equações enriquece muitíssimo a experiência, além de fomentar a colaboração e o senso de coletividade, algo que é essencial em um processo solitário como é o estudo para concursos.

Por fim, gostaria de deixar como recado aos colegas que estão trilhando seus caminhos rumo à aprovação que busquem se conhecer e ver aquilo que funciona para você, sem se comparar. Entenda a sua forma de estudar, como o conhecimento se consolida para você, e, a partir disso, siga seus planejamentos com disciplina e organização. A disciplina pode te levar muito mais longe do que qualquer motivação poderá!