Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Caliny Cavalcante, 2ª - Analista Legislativo - Ciências Contábeis - Assembleia Legislativa do Ceará

Já conhece a história de sucesso de Caliny Pinheiro dos Santos Cavalcante? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Aprovada em 2° lugar para o cargo de Analista Legislativo - Ciências Contábeis para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará resultado publicado em 13/01/2022; 
Aprovada no concurso da Polícia Federal 2021 - escrivão.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formada em Ciências Contábeis, tenho 39 anos, sou mãe, esposa, dona de casa e resolvi estudar pra concurso em busca de estabilidade financeira e de melhor salário. Trabalhava 03 expedientes pra ganhar bem e não queria mais continuar assim, sempre sonhei com concurso, mas como trabalhava o dia todo eu não tinha tempo pra estudar. Até que resolvi arriscar e ficar apenas 1 expediente e estudar pra concurso o restante do dia. No começo foi difícil, a gente tem que controlar a ansiedade, saber que leva tempo pra estar pronto pro "seu" concurso. A gente estuda muitas horas diariamente, estando feliz, empolgado, doente, cansado, frustrado com a reprovação do dia anterior mas está lá estudando sem saber se ou quando a aprovação chegará, sente medo de estar " perdendo tempo" estudando, mas quando a aprovação chega é tão gratificante, a alegria é indescritível e você vê que tudo o que fez não foi nada diante de tamanha felicidade, eu faria tudo de novo!  Aprendi que concurso é um universo paralelo, estudei do zero todas as disciplinas, inclusive contabilidade, minha formação, ao longo da jornada a gente descobre que tem que conhecer a banca, conhecer o nosso jeito de estudar, controlar nossa ansiedade e aprender que os erros e os fracassos te tornam melhor (você vai em busca de aparar essas arestas e isso vai te moldando para a sua aprovação). Por exemplo, já perdi uma excelente colocação num concurso por causa da nota de redação, isso me deu enorme frustração pois achava que tinha chegado a minha hora, tinha feito ótima prova. No entanto, vi nisso uma oportunidade de melhorar no que eu estava ruim e no dia seguinte procurei um curso de redação para resolver esse problema. Na prova da minha aprovação em 2º lugar fiz 98% da redação, problema resolvido. Eu estudei com dedicação todos os dias, tinha muita garra em vencer e atribuo a isso a minha vitória.  


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei por 3 anos e consegui minha tão sonhada aprovação. O concurseiro é construído diariamente por meio de conhecimentos adquiridos e frustrações. Na minha reta final descobri o jeito certo de resolver questões e voei. Estudava 4 horas por dia na semana. Já nos finais de semana, feriados e férias estudava o dobro. Mas resolvia questão em qualquer tempo que tivesse livre e em qualquer lugar e não computava nas 4 horas de estudos diários.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Como já tinha minha base teórica, bagagem acumulada de 3 anos de estudos, quando saiu o edital estudei somente por questões. O TEC foi essencial no meu estudo por questões por causa das ferramentas disponibilizadas: facilidade em gerar os cadernos, comentário dos professores, visualização do rendimento, opção do botão de questão aleatória, entre outros). Eu formava caderno para cada disciplina, por ano, com no máximo 200 questões para que eu pudesse rodar rápido, na primeira resolução fazia com calma e atenção, quando tinha dúvida ou errava eu olhava o comentário do professor na questão e ao terminar as 200 questões eu gerava o caderno só com as questões que eu tinha errado, depois repetia todo o caderno novamente (as corretas e as erradas), fazia esse ciclo de 3 a 4x, o suficiente para que eu pudesse dominar aquelas 200 questões e só depois passava para outro caderno de outro ano e repetia o mesmo processo. Dessa forma, com o aprendizado do primeiro caderno eu já conseguia melhor desempenho no caderno seguinte e assim fui. Consegui fazer uma varredura dos últimos 5 anos da banca nas disciplinas e alcancei 12 mil questões. Fazia apenas questões aleatórias, dessa forma consegue-se percorrer todos os assuntos daquela disciplina. Todos os recursos disponibilizados pelo TEC me permitiram obter alto rendimento nos meus estudos, o aplicativo é perfeito pra mim. Eu resolvia questões pelo celular em qualquer hora e qualquer lugar. Fora das minhas horas dedicadas aos estudos, qualquer oportunidade de tempo livre eu utilizava para resolver questões : filas, sala de espera em compromisso, esperar a filha na saída da escola, ao acordar (antes de levantar da cama), antes de dormir...Tenho uma filha adolescente que tem deficiência física, então além do colégio, curso de inglês ela precisa fazer fisioterapia, então todos os dias tenho que sair com ela e esperá-la nas suas diversas atividades, e em todas elas eu estava lá esperando por ela e estudando, sempre!


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Sejam esforçados e dedicados, persistam que a aprovação chega! Não são apenas os mais inteligentes que passam em concurso. Os esforçados também passam! E eu sou um exemplo. Esqueçam a sua idade, sua formação, sua experiência profissional...pois concurso é um universo a parte. Tente fazer da sua dificuldade um incentivo a mais pra vencer e siga até a sua aprovação. A abdicação por 03 anos de coisas importantes se torna nada quando se conquista, por mérito próprio, o emprego dos sonhos e estabilidade pra vida toda.


Leiam os PDF´s apenas uma vez, sem se preocupar em decorar, ao final do PDF há sempre uma bateria de questões façam apenas 20 (pois são do mesmo assunto) e sigam para o PDF seguinte...ao final dessa parte teórica sigam pras questões do TEC, se surgir dúvida há o comentário do professor, sejam constantes da resolução de questões. Gerem cadernos e resolvam muitas questões (aleatórias pois do mesmo assunto é "mais do mesmo"). Quando a gente chega no nível de só resolver questões o estudo se torna dinâmico, você vê seu rendimento crescendo e sente que está pertinho da sua aprovação. Estudar por questões é tudo! Quando chega na prova, você vê as questões com mais tranquilidade e segurança, além de ver questões que já resolveu ou parecidas. Sigam, só sigam!