Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Bruno Maia, 154º - AFRE - Auditoria e Fiscalização (SEF MG)

Já conhece a história de sucesso de Bruno Starling Maia? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá, meu nome é Bruno, tenho 33 anos e moro em Belo Horizonte. Recentemente fui aprovado para o cargo de Auditor Fiscal da SEF-MG na 132ª colocação (classificação preliminar-AC.)


Estou no mundo dos concursos desde 2010, quando fui aprovado para o cargo de Técnico de Operações na Petrobras e que ocupo até hoje. Nesse período, conclui a graduação em Geologia pela UFMG em 2016, porém nunca trabalhei na área. 


No início de 2018 decidi estudar novamente e comecei a pesquisar sobre a área fiscal. Gastei bastante tempo e energia procurando quais as melhores formas de estudar; quais os melhores materiais; como organizar meus estudos e por aí vai. Considero que esse período foi importante pra que eu tivesse contato com o mundo dos concursos fiscais, porém hoje em dia faria diferente: contrataria uma consultoria logo no início. Nesse ano prestei a prova da SEFAZ/GO, com alguns meses de estudos, outro erro! Fui tão massacrado que voltei desestimulado. Soma-se a isso a mudança de governo e os aumentos dos boatos de que os "concursos iriam acabar" com a possível Reforma Administrativa. Resultado: parei de estudar durante 1 ano, só voltando em julho de 2019, mas agora focado no Senado.


Nessa fase, meu foco já era o cargo de Policial Legislativo porque já havia a autorização do concurso. Estudei durante 1 ano e desisti, com a revogação da autorização por conta da pandemia. Novamente, fiquei aproximadamente 1 ano sem estudar. Até que em Julho de 2021 decidi retornar para a área fiscal e contratei a consultoria da LS.


Desde então, conciliava meu trabalho de turno de 12 horas na Petrobras com a rotina de estudos. Meu foco era o concurso da RFB, que tinha esquentado de novo. Nesse tempo, saiu o ISS-BH e resolvi fazer. Não logrei êxito, sendo terrivelmente humilhado na prova de Matemática, uma das matérias que mais tinha facilidade. Não me deixei abater e continuei estudando, até que saiu o edital da SEF-MG com um prazo de 6 meses de pós-edital. Esse era, pra mim, "o concurso dos sonhos" e o tratei como tal. Intensifiquei meus estudos e consegui a aprovação!!


Durante essa caminhada, o TEC Concursos esteve sempre presente na minha rotina e foi essencial na fixação do conhecimento e aprendizagem. 


Posso dizer que a caminhada é árdua, porém gratificante. Nunca foi retilínea, mas cheia de curvas e mudanças de rotas, bem como percalços. Faça o seu objetivo de ser aprovado figurar no TOP 3 de suas prioridades. Busque ajuda de profissionais experientes, caso seja necessário. Há muito material no mercado, muitas formas de estudar: tente experimentar todas e tire suas próprias conclusões sobre o que melhor se adapta a você. Boa sorte na jornada!