Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Bruno Soares, 3ª (AC) - Auditor de Controle Externo (TCE-PA - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Bruno Soares? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

E aí pessoal, bom demais? Sou o Bruno Soares, mineiro, administrador e contador e atualmente servidor municipal em Belo Horizonte.

Minha carreira profissional foi na iniciativa privada (quase 15 anos), mas sempre olhei para a carreira pública por buscar qualidade de vida e estabilidade. Após alguns ensaios de querer estudar, em 2022 voltei aos estudos de forma não linear e sem foco pois o ritmo intenso de trabalho em uma empresa corporativa atrapalhava. Era um nível de carga horária muitas vezes além das 8hs diárias e isso deu um certo combustível em minha motivação de querer virar a chave da dedicação e ter o hábito nos estudos para concursos para mudar a vida.

Em 2023, iniciei com uma mentoria o qual mudou de forma impactante os meus estudos e impulsionou minha preparação. A Diovana Holdefer foi minha mentora e atual amiga que contribuiu com o meu crescimento pessoal, profissional e me deixou competitivo em um prazo não comum. A estratégia traçada foi com foco em questões e como aprender por comentários dos professores e dos alunos mesmo quando não se sabe o assunto, alguns chamam essa estratégia de estudo reverso. Tal forma é um desafio intenso que no início ocorrem mais erros do que acertos, mas que fornece uma aceleração de conteúdo. Usei o Tec Concursos como principal ferramenta nessa estratégia, fazia questões e mais questões e com uso das funções da plataforma estabelecia filtros para montar cadernos efetivos para mapear os perfis das bancas e na organização para ajudar a voltar nos erros e ainda para mensuração do resultado por meio das estatísticas que mostravam o desempenho por assunto. Dessa forma, considero o Tec como fundamental nas minhas aprovações.

Mas no caminho aparecem problemas e desafios que exigem paciência e uma visão mais positiva para conseguir seguir na missão, foram alguns e acredito que faça parte de todo caso de sucesso, cito um deles brevemente: no meio de 2023, fui desligado do meu trabalho da iniciativa privada por não enxergar mais aquela estrutura como a que eu desejava em qualidade de vida e futuro. Nessa fase tive que ser ainda mais forte e depositar todas minhas energias no estudo. Confesso que senti um desespero por imaginar a falta de dinheiro por não ter emprego, mas com ajuda pude perceber que era a oportunidade de fazer uma dedicação ainda mais forte. Então comecei a fazer bastante prova não apenas na minha cidade, pois sentia a necessidade de ver como era o meu comportamento sob a pressão do jogo valendo mesmo. Fui aprendendo em como canalizar o conhecimento adquirido nos estudos e aplicar no dia da prova e após algumas reprovações fui adaptando e mudando o que precisava ser feito. Cada nova prova fui melhorando minhas colocações até que surgiram as aprovações nos concursos menores ainda em 2023.

E em 2024, cheguei forte para tentar os concursos maiores, nesse ponto eu já sabia que o foco seria área de controle, estava trabalhando no meu primeiro cargo público e via meu futuro como Auditor de Controle. Sim, faz diferença quando você direciona para uma área e segue até conseguir chegar no objetivo. Tomei posse durante o ano de 2024 em dois concursos e desisti de outros dois para ficar em BH. Destaco algumas das minhas aprovações em 2024 na área de controle: CGM BH, CGM POA, TCE PR e o meu melhor desempenho que foi no TCE PA (3º ampla e 1º cotas) que gerou eu estar aqui contando para vocês esse resumo da minha jornada e ansioso por toda mudança que está por vir com a nomeação como auditor.

Por fim, deixo o recado para os concurseiros que buscam essa alegria da aprovação:

Entendam o processo e acreditem nele, não deixem a dedicação atrapalhar os seus momentos com amigos e familiares é necessário a consistência  e perseverança, mas não pode ser um peso em suas vidas. É possível vivenciar toda essa caminhada como um projeto de médio e longo prazo com o tempo individual e específico de acordo com suas características e dificuldades, não olhem como cobrança em vocês o tempo de aprovação de outros e sim existirão momentos não tão legais, frustrantes e solitários que nos fazem querer desistir e tudo bem, sabe? Com o tempo verão que tanto os pontos baixos quanto os altos tornarão vocês mais fortes do que quando iniciaram. Não escutem pessoas que não irão somar, tenham uma pequena  rede de apoio que não te cobrem se já passaram em algum concurso, e sim que irão escutar vocês quando precisarem. Além disso, no caminho irão conhecer pessoas concurseiras legais também e saibam que alguns podem se tornar parte da sua rede, antes de concorrentes são pessoas buscando sonhos e com histórias incríveis assim como a sua e que com respeito podem agregar também assim como aconteceu comigo.

Obrigado Deus, obrigado minha mãe amorosa e obrigado meus amigos próximos!

Espero ter contribuído com esse depoimento para o sucesso de vocês futuros servidores!

Forte abraço! E nos vemos por aí!