Bruno Marçal Schaefer, 33 anos, natural de Santa Cruz do Sul/RS.
Graduação: Engenheiro de Computação.
Cargo atual: Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB) (2023).
Aprovações e efetivo exercício: Bancário CEF (2014), Policial Civil RS (2017), Perito Criminal em Computação Forense RS (2018).
Outras aprovações: Auditor-Fiscal SEFAZ-AM, Técnico TJRS, Banco do Brasil TI.
Reprovações: Técnico do MPU, Agente Penitenciário RS, PF. Reprovações fazem parte do processo!
Usei demais o TEC para minha aprovação para AFRFB. É uma excelente plataforma, e sempre indico para quem vem falar comigo perguntando como eu estudei. Alguns de vocês devem me conhecer, pois eu comentava muito na plataforma. Dividi meu depoimento em TÓPICOS:
FAMÍLIA:
ABDICAÇÕES:
MEU DIA A DIA NO PRÉ-EDITAL:
MEU DIA A DIA NO PÓS-EDITAL:
DIA DA PROVA:
Dormi muito mal, mas cheguei na prova tranquilo sabendo que tinha feito tudo o que podia. Na prova da manhã, sabia que ia faltar tempo para fazer todas as questões com calma, então não perdi muito tempo nas questões difíceis ou muito longas. Faltou luz por quase 2h, sala ficou quente e escura. Mesmo assim, não me abalei. Sabia que era só mais um obstáculo. Quando é para ser tua hora, vai ser. No intervalo de prova, todas as pessoas no local de prova e nos grupos de estudos estavam desesperados. Mas eu sabia que a prova da tarde era uma nova batalha e que a prova da manhã não podia prejudicar meu desempenho na prova da tarde. A prova da tarde foi mais tranquila, pois eram matérias mais voltadas ao que eu estava focado na Receita. Uma das discursivas veio bem estranha, mas deu para desenrolar. Inclusive foram meses de polêmicas nos grupos e fóruns. Ao sair da prova, sabia que a nota de corte seria baixa e que eu estaria na briga. Estava com medo de ter zerado Economia, pois das 6 questões, nenhuma eu tinha certeza. No preliminar fiquei com 3, e no definitivo com 1 ponto apenas, ou seja, quase fui eliminado por Economia, eu e mais uma galera se tu olhar na lista de aprovados. Toda prova vai ter uma matéria que vai ferrar o pessoal, no caso da Receita foram várias: Economia, Português, TI, Inglês, Aduaneira...
Conselho: façam provas e simulados, pelo menos quando passarem do ciclo básico, pois recebi mensagens de pessoas que estavam estudando há muito mais tempo que eu, mas ficaram muito nervosos e se perderam no tempo da prova. Por isso é bom treinar. Eu já sabia exatamente o que fazer: levei duas garrafas de água de 500ml para cada turno, chocolates (para quem é fã de café, já leva um chocolate com café para dar uma enganada ahaha), identidade, canetas, algum remédio para dor de cabeça ou dor no corpo (remédio que tu já esteja acostumado a tomar), pois não é fácil ficar o dia todo “torto” e com pescoço para baixo.
TOTAL DE QUESTÕES FEITAS E HORAS LÍQUIDAS:
Nessa última etapa de 1 ano e 3 meses, deu 2.100 horas líquidas e em torno de 20.000 questões resolvidas.
MÉTODO DE ESTUDO E REVISÕES:
DICA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO:
Um grande abraço a todos. Caso alguém queira me seguir, este é meu Instagram: @brunomschaefer