1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Boa! Meu nome é Bruno Lima, sou de Salvador-Ba e fui aprovado, dentre outros, no seguintes concursos(os mais recentes):
Petrobras(Contador - 2007, 15º )=Emprego que exerço atualmente.
Professor do Instituto Federal da Bahia - IFBA(Professor - 2018, 3º; 1º Negro): Passei, mas não assumi.
Tribunal de Contas dos Municipios(Auditor - 2018, 96º AC; 16º Negro): Aprovado, mas fora das vagas.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia em 2006. Em 2007 fiz concurso para Contador da Petrobras e passei. De lá pra cá, foquei mais no meu desenvolvimento profissional como Contador. Assim, fiz um MBA em Controladoria na Universidade Federal da Bahia(2009 - 2010) e, a partir de 2011, dei inicio a um Mestrado em Contabilidade na Universidade Federal da Bahia(UFBA) o qual conclui em 2016. Depois das eleições de 2014, o sinal amarelo pintou em minha mente, principalmente pelo fato de eu trabalhar numa estatal muito visada para privatização e o fato de eu querer me dedicar plenamente a um possível Doutorado em contabilidade. Esses 2 fatores foram os determinantes para fazer com que eu voltasse a estudar para concurso.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Com metodologia consistente desde 2016 (recomendo fortemente os vídeos do Vitor Menezes sobre estudo); antes desse ano era sem um método consistente.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Como sou professor, entendo que a melhor forma de aprender algo é você se envolver com o objeto a ser estudado e isso é alcançado quando realizamos questões. Nesse sentido, acredito que o Tec desempenha um papel fundamental nesse processo na medida em que oferece, por um excelente custo benefício, questões organizada por banca, disciplina e assunto para que o estudante possa fazer filtros variados e assim estudar de forma mais eficaz.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Como não tinha o tempo todo do mundo para estudar (sou casado e tenho uma filha de 2 aninhos) eu acordava às 04:00 da manha para estudar. Assim, eu aproveitava todo o tempo que sobrava para estudar( por exemplo, eu sempre chegava cedo na faculdade onde dou aula e me trancava na sala de estudo individual para estudar). Nesse sentido, tempo se cria. Passar num concurso de maior envergadura requer trabalho duro e disciplina e isso é plenamente acessível a qualquer ser humano que sabe ler e escrever. Força de vontade, foco, disciplina, ter uma religiosidade, dar risadas e ter um hobby devem ser mantras de qualquer concurseiro de sucesso.