1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Em 2009, fui aprovado em 27° como agente administrativo no Crea-PR. Depois, em 2021, fui aprovado na PMPR em 25° e na PCPR (que era meu foco) em 7º lugar.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Minha formação é em Comunicação Social e também em Direito. No início (em 2009) eu estava estudando para vestibulares e acabei conquistando a vaga como agente administrativo do Crea-PR. Paralisei os estudos para concursos para fazer as graduações e especializações, trabalhei no Crea-PR por 12 anos e depois de atuar um pouco em conjunto como advogado, resgatei a motivação que precisava para realizar meu sonho de infância de ser policial. No final de 2019, eu defini que meu objetivo seria o cargo de investigador da PCPR e voltei aos estudos. Por ser a mesma banca, prestei também para a PMPR, mas sem mudar o foco ou conciliar. Foi um importante termômetro para os ajustes finais para a prova e para a redação.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Nessa última retomada foram 3 anos. Estudei em média 3 horas por dia, porque estava trabalhando e era o ritmo que conseguia fazer. Sendo que no início começou de forma mais leve e se intensificou quando chegou mais próximo da data da prova.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é a parte mais importante e na qual aplico o maior tempo de estudos. As ferramentas do Tec que me ajudaram muito foram: 1) Os guias de estudos (porque já aplica os filtros compatíveis com a banca e cargo automaticamente); 2) Controle de desempenho (para verificar as áreas que precisava de mais esforço e resgatar questões que errei para refazer depois de um tempo); 3) Comentários dos professores (são essenciais para ajustar o material do estudo e compreender melhor o objetivo de cada questão. Há um nível muito bom dos professores do Tec).
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Em primeiro lugar, é necessário ter o FOCO para iniciar a preparação antes da publicação do edital e não se desviar da carreira (policial, judicial, etc). Antigamente dava para estudar para várias áreas e inclusive para vestibular, mas atualmente não dá mais. O nível dos candidatos e das questões é muito mais elevado. Em segundo lugar, é necessária DEDICAÇÃO, pois aumentar o desempenho leva tempo e precisa ter constância na resolução de questões e ritmo nos estudos. Por fim, seria a PERSEVERANÇA, porque as reprovações podem vir, mas se mantiver o foco e a dedicação é só uma questão de tempo chegar ao resultado.