Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Breno Viana, 2ª (AC) - Analista Governamental (SEAD PI - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Breno Anderson Carvalho Viana? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?

  • IBGE (2019) – Agente Censitário Operacional – 3º colocação (AC);
  • Ebserh (2019) – Assistente Administrativo - 39º colocação (AC);
  • CREMEPE (2020) – Assistente Técnico I – 5º colocação (AC);
  • TCE-PI (2021) – Assistente de Administração – 24º colocação (AC);
  • CRF-MA (2021) – Assistente Administrativo – 17º colocação (AC);
  • CREMEC (2021) – Assistente Administrativo - 1º colocação (AC);
  • CNU (2024) – Bloco 7 – EPPGG (MGI), Analista (PREVIC), Analista (IBGE), Tecnologista (IBGE), Analista (MGI) e Analista (AGU) – Habilitado à correção da prova discursiva e envio de títulos para todos os cargos (AC);
  • SEAD-PI (2024) – Analista Governamental – Gestão Pública – 2º colocação (AC);
  • SEPLAN-PI (2024) - Analista Governamental – Planejamento e Orçamento – 3º colocação (AC).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Tenho 26 anos e sou natural de Teresina–PI. Sou graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Auditoria Fiscal, Controladoria e Finanças Públicas. Atualmente sou servidor público estadual do TCE-PI. Decidi estudar para concursos por dois motivos. Primeiro, cansei da instabilidade da iniciativa privada, das cargas horárias excessivas e demasiada inflexibilidade no trabalho. Segundo, encontrei o amor da minha vida. Como já namorávamos há alguns anos, queria casar e começar a nossa família.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Iniciei os estudos no final de 2019, sendo o último ano focado especificamente na área fiscal e, em segundo plano, na área de controle. Comecei estudando cerca de 7 a 8 horas diárias, mas depois que consegui as primeiras aprovações reduzi a carga horária para, no máximo, 3 a 4 horas diárias, ritmo que mantenho até hoje. Estudava apenas para concursos de nível médio durante os primeiros anos. Como me formei apenas no final de 2023, iniciei recentemente a realização das provas para cargos de nível superior.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é fundamental, pois permite a consolidação dos conhecimentos adquiridos na teoria, além de simular o foco de tudo: o dia da prova. Foi assim que o Tec virou rotina na minha vida. Além das milhares de questões e diversas ferramentas da plataforma, duas coisas em específico me conquistaram no Tec: os notáveis comentários dos professores e o detalhamento dos filtros das questões. Desde então, considero o Tec um dos pilares mais relevantes da minha trajetória.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Meu recado é “Não desista!”. Deus é justo e concede a colheita na mesma medida da semente plantada. Defina os seus objetivos, organize o ciclo semanal de estudos, estude com disciplina e, principalmente, tenha paciência. O processo exige tempo. Concurso não é apenas sobre estudo, mas também controle emocional e resiliência diária.