1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Desde a SEFAZ-MG, meu primeiro concurso da área fiscal, venho colecionando aprovações em CR, mas em posição distante. Minha primeira (e única até o momento) dentro das vagas foi o ISS -Nova Iguaçu, onde consegui a primeira colocação.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Engenharia Civil e decidi estudar para concursos quando percebi que, além de não gostar do trabalho como engenheiro, não havia muitas oportunidades no mercado e nem a remuneração que eu almejo.
Então, ao perceber que pela via do concurso eu poderia me resolver sozinho, sem depender de currículo e de boa vontade de ninguém, optei por seguir esse caminho.
Dessa forma procurei concursos de nível médio pra passar em um curto prazo e, percebendo que eu poderia encarar maiores desafios, decidi não parar e optei pela área fiscal como concurso fim.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Entre idas e voltas eu estudo pra concurso a 6 anos. Só pra área fiscal faz quase 5.
Minha carga horária variou muito nesse período. Nos 2 primeiros anos não contabilizei, mas acredito que fazia umas 20h por semana.
Já a partir do 3º ano, conseguia fazer algo em torno de 25 a 30 horas semanais em pré-edital e aproximando de 35 em pós-edital. Já cheguei a fazer mais de 40 horas em pós edital.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é a parte mais fundamental da preparação, chega uma fase do estudo que praticamente se encerra em fazer exercícios.
O Tec foi a virada de chave. Por mais de 2 anos me prendi aos exercícios do PDF, mas quando comecei a estudar pelo Tec foi que me deparei com a realidade do concurso fiscal.
Além disso, foi fundamental estudar pelos comentários das questões, que muitas vezes sanam com muito mais velocidade as dúvidas pontuais.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Aos colegas concurseiros digo pra não perderem muito tempo com exercícios fora do Tec. A evolução acontece nessa plataforma.