Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Anilton Sales, 11ª (AC) - Analista de Controle Externo (TCE-GO - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Anilton Junior Martins Sales? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
O concurso do TCE GO foi minha primeira aprovação dentro das vagas.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em engenharia civil e natural de Teresina-PI. Logo após a faculdade eu abri um escritório com uns amigos de sala e alguns anos depois percebi que o escritório não estava dando o retorno profissional que eu esperava, o mercado de trabalho na minha cidade estava saturado e eu encontrava algumas barreiras para os recém formados como eu. Também procurei emprego em outros escritórios e construtoras, mas tive muitas portas fechadas, isso durou mais ou menos 2 anos. Eu decidi sair da sociedade com meus amigos e comecei a estudar para concursos em engenharia civil, durante dois anos fiz muitos concursos específicos, tive algumas aprovações em cadastro reserva, mas percebi que para área especifica de engenharia civil as vagas ofertadas eram poucas comparadas com outras, as vezes eram 2, 3 vagas ou até mesmo só cadastro reserva. Depois disso, com alguns anos estudando, achei a área de controle, e de acordo com as competências dos tribunais de contas, percebi que a fiscalização do controle tinha a ver com o que estava buscando, e a partir disso comecei a estudar para tribunal de contas.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
No começo, eu tentava fazer dos estudos uma rotina de um trabalho, como eu só estudava, começava 8 horas, tinha uma pausa para o almoço, e voltava as 14 horas, parava as 18 horas. Mas com o passar do tempo, percebi que essa não era a melhor forma de passar, estava perdendo a saúde mental, já estava ficando doente, e as terapias me ajudaram muito. Dessa forma, de uns 2 anos pra cá, eu não fui muito recluso, mas também na maioria das vezes meu lazer estava reservado só pro fim de semana.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões foi de suma importância em toda a minha preparação, acredito que de tanto você responder questão, acaba pegando o “feeling” da banca e, as vezes, antes de terminar de ler a questão já dava pra saber mais ou menos o que ela queria. As minhas revisões também eram por questões, deixava as favoritas e erradas selecionadas e começava a revisar respondendo elas. O Tec está comigo desde o começo. A forma como o site dispõe das questões, a maneira de filtrar o que você procura é tão intuitivo que não pensei duas vezes em assinar o Tec. Eu precisava da rapidez e assertividade para achar as questões que eu queria, e o Tec me entrega isso muito bem.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Acho que o melhor conselho é não parar de estudar, que por mais que você ache que demore um pouco pra conseguir, no final aquele que insiste sempre consegue, vão ter muitas derrotas durante todo o processo, mas a gente só vai precisar de uma vitória pra mudar tudo.