Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Angelo Vinturini, 1ª (AC) - Profissional Transpetro de Nível Superior (TRANSPETRO - 2023)

Já conhece a história de sucesso de Angelo Rezende Vinturini? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Meu nome é Angelo Rezende Vinturini, tenho 29 anos e moro na cidade de São Mateus - ES. Na minha caminhada de concursos fui aprovado nos cargos de Agente de Pesquisa e Mapeamento (IBGE) 2021, para o polo de São Mateus – ES (6° lugar); e para Engenheiro de Produção na TRASPETRO, no polo do Rio de Janeiro (1° lugar).


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, no Campus CEUNES, na cidade de São Mateus. Apesar de já ter exemplos de pessoas na família que eram empregados ou funcionários públicos, eu inicialmente pretendia trabalhar na minha área de formação, na iniciativa privada. Entretanto, meu último ano de graduação coincidiu com o início da pandemia, o que reduziu muito as oportunidades no setor privado. Assim, por volta de meados de 2021, comecei a amadurecer a ideia de focar nos concursos públicos, buscando estabilidade e boa remuneração. No início dos meus estudos, comecei me preparando para a área policial, mas depois migrei para a área fiscal. Nessa caminhada, acabei sendo aprovado no concurso de Engenheiro de Produção da TRANSPETRO, pois já tinha uma bagagem de estudos acumulada.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Iniciei meus estudos para concursos por volta de 2021, enquanto ainda estava finalizando a faculdade. Em 2022, já graduado, passei a me dedicar com mais seriedade à preparação para a área fiscal. No entanto, por um desvio no caminho, acabei sendo aprovado na TRANSPETRO. Eu tinha como meta estudar 40 horas líquidas por semana, já que estava totalmente dedicado aos estudos, mas frequentemente ficava abaixo dessa meta. Acredito que o concurseiro não deve ficar "pirado" em horas líquidas, até mesmo para não acabar caindo em um burnout. É sempre bom a pessoa se autoavaliar para ver se está progredindo bem com o conteúdo, e ter em mente que concurso é um projeto de médio a longo prazo.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
A resolução de questões é de extrema importância nos estudos para concursos, pois é nesse momento que você verá como o conteúdo será cobrado na prova, identificará padrões de cobrança da banca e da área do concurso, além de reconhecer suas dificuldades a partir dos erros. Acredito que, atualmente, o TEC é a melhor ferramenta para resolução de questões de concursos no mercado, pois, além de ter um grande banco de questões comentadas por professores e outros concurseiros no fórum, também oferece várias funcionalidades que permitem, de forma ágil, fazer análises de padrões de cobrança. Essas funcionalidades permitem que seus cadernos de questões sejam organizados de diversas maneiras, adaptando-se às diferentes estratégias dos concurseiros.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A jornada dos concursos é cheia de altos e baixos. O importante é sempre acreditar no processo e no seu objetivo, mas também ter autocrítica para não se enganar. Por isso, não fiquem se comparando com pessoas que exibem rotinas irreais nas redes sociais. Foque em você, e, com o tempo, você alcançará a aprovação.