Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Angelo Adelfo, 18ª (AC) - Engenheiro Civil (FNDE - 2024)

Já conhece a história de sucesso de Angelo Adelfo? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

Olá me chamo Angelo Adelfo sou formado em Engenharia Civil na UCB e no ano de 2019 entrei em um estágio em uma construtora muito boa daqui de Brasília e acabei gostando e me acostumando com o trabalho. No ano de 2020 veio a pandemia do COVID-19 e acabou que toda expectativa que eu tinha colocado no estágio pra ser efetivado, foi frustrada por conta de a construtora não querer renovar meu contrato nem realizar outras obras no início da pandemia.

Com isso mandei currículo pra diversas empresas, órgãos públicos e etc, mas o mercado de trabalho não estava contratando nem engenheiro nem estagiário de engenharia, por isso dei continuidade ao curso de engenharia que finalizei no meio de 2021.

Ao finalizar o curso de engenharia dei início a uma pós graduação pra me capacitar enquanto não conseguia um emprego, peguei alguns projetos com amigos próximos e fiquei realizando cursos de engenharia. Como a maior parte dos meus trabalhos não estavam dando certo e os projetos que estava pegando não estava dando o retorno financeiro que eu imaginava, na metade de 2023 decidi começar a estudar pra concurso.

Antes de começar a estudar pra concurso desde de 2020 já vinha pagando os cursinhos preparatórios online para estudar pra concurso, mas somente na metade de 2023 foi que realmente coloquei o projeto em prática. Eu comecei a estudar por que os cursinhos preparatórios estavam divulgando que haveria uma verdadeira chuva de editais.

Comecei me preparando para o concurso do DNIT/ANTT pra engenheiro civil, mas não saiu vaga pra Brasília no edital do DNIT e no ANTT o edital pra engenheiro civil veio muito diferente do que eu estava estudando. Por isso, continuei estudando matérias básicas que caem na maioria dos concursos daqui de Brasília. Então apareceu a oportunidade do concurso da NOVACAP.

No concurso da NOVACAP fiz para os cargos de Engenheiro Civil e Técnico em Edificações. Fui bem em ambas as provas e tive a discursiva corrigida na prova de Engenheiro Civil, mas acabou que não deu certo a aprovação pra engenheiro.

Na segunda-feira após a prova de Téc. Edificações minha mãe me mostrou que tinha saído o edital para o concurso do FNDE e vi que a maior parte do edital eu já vinha estudando (eram as matérias básicas que havia colocado no meu ciclo de estudos). A data desse concurso acabou coincidindo com o concurso do TRF daqui de Brasília, só que a prova do FNDE seria a tarde enquanto o TRF seria de manhã. Além disso, o FNDE teria mais vagas pra engenheiro. Assim, acreditei que seria uma boa oportunidade esse concurso.

Fiz a prova no domingo (29/09) e saiu o gabarito preliminar no dia 01/10. Quando corrigi o gabarito vi que havia ido muito bem na parte de conhecimentos gerais tirando 27/50 líquidos. Mas no conhecimento específico a prova pedia pra tirar o mínimo de 20 pontos, dos quais tirei 18 líquido. Fiquei muito chateado por conta que havia me preparado bastante pra prova, mas na semana seguinte teria a fase de recursos. Eu decidi deixar quieto a parte de entrar com recursos e fiquei esperando.

No dia 30/10 minha mãe falou pra eu consultar o site do CEBRASPE pra ver se não tinha nada. Graças a Deus meu nome estava como aprovado. Quando fui olhar a justificativa, haviam anulado duas questões e alterado o gabarito de outras duas e consegui a pontuação final de 22 pontos líquidos nos conhecimentos específicos. Com isso minha posição inicial no concurso foi 15° lugar. Depois disso veio a fase de prova de títulos e enviei meus títulos pra lá e fiquei na colocação final em 18° lugar.

Decidi continuar estudando e ficar de olho nas outras oportunidades de concurso que teriam e fui estudar pro concurso dos CORREIOS. A prova foi dia 15/12 e cheguei no local de prova faltando 1 minuto pra fechar o portão tendo que correr à beça pra não ficar do lado de fora. Fiz a prova cansado, suado e com as pernas doendo de tanto que tive que correr. Mas, deu certo! Fui aprovado de início em 15° pro cargo de Engenheiro Civil e tive minha redação corrigida. Após a nota da discursiva fui pra 22° lugar.


1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Os concursos que passei até agora foram os de:

  • Téc. de Edificações (NOVACAP) 34º Lugar;
  • Engenheiro Civil (PSS_FNDE) 18º Lugar;
  • Engenheiro Civil (Correios) 21º Lugar – Resultado provisório.


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos?
Sou engenheiro civil e decidi estudar pra concursos dessa área por conta do mercado de trabalho que estava muito instável após a pandemia.


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu estudei um total de 1,5 ano pra concursos de Engenharia Civil. Fiz outras provas antes dessas que contei, mas não tive êxito.

Estudava um total de 5h líquidas por dia, sendo 2,5h pra cada matéria. Fazia meu ciclo com 1:15h em que 45min eram de vídeo aula, 15min revisão de conceitos pelo ANKI e 15min de exercícios pelo TEC Concursos. Fazia esse ciclo duas vezes pra cada matéria e depois trocava de matéria. Quando chegava perto da prova procurava fazer mais questões e revisão.


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Quando comecei a estudar as matérias específicas de Engenharia Civil, vi que não era todo site de questões que havia comentários de professores e alunos nas questões, por isso assinei o TEC.

O TEC facilita muito o trabalho do estudante colocando filtros de questões que funcionam, realizando guias e cadernos com questões sobre os temas que caem no concurso. No momento em que vi que somente no TEC eu teria a explicação correta para algumas questões, eu vi que precisava assiná-lo.Outro ponto, é que somente no TEC tem as questões discursivas pra você responder e isso facilita demais o trabalho do aluno.


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Concurso público é um projeto que da certo! Antes de fazer as provas eu não sabia se estava indo no caminho certo, mas graças a Deus, deu certo sim!

Faça simulados no TEC pra saber se o caminho que você está seguindo é o melhor. Eu gostaria muito de ter um coach, mentor ou uma consultoria pra poder me instruir, mas mano esses trens são caros demais. Então tive que aprender a ter o meu feeling sozinho. Fui medindo meu percentual de acertos no TEC e tudo mais, e as coisas foram se ajustando.

Responder uma questão de concurso é preciso saber o conteúdo e saber fazer o link certo das palavras que eles estão usando. Faça muitas questões para ver o padrão como as bancas cobram o conteúdo que você está estudando. Por que se ele usar uma palavra-chave você já sabe se a questão está errada ou certa.

Leia as questões até o fim antes de marcar. As vezes eles começam falando algo errado e no final dizem que isso é errado, ou seja, o item ficou certo! Perdi uma questão na NOVACAP por causa disso.

Eu já tive professor da faculdade falando mal de concurseiro e vi professor fazendo prova comigo. Então siga seu caminho que muito provavelmente quem está falando mal disso gostaria de estar na mesma condição que a sua. Eu segui pelos concursos públicos e estou começando a colher os frutos por agora.

Muitas vezes a gente gostaria que Deus descesse do céu e falasse “Você vai fazer Concurso Público”. Mas isso não acontece! É muito mais uma questão de plantio! Plante esse negócio de concurso público que você vai ter a sua colheita chegando uma hora!

Enquanto tiver jogo continue jogando. Eu cheguei faltando 1 min pro portão fechar na prova dos CORREIOS. Muita gente poderia falar esse aí nem chance tem, mas mano, fiz meu melhor na prova. As vezes Deus abençoa a gente e ai a gente passa! Então se você chegou na prova, faça teu melhor!