1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
- 9º lugar (vagas imediatas) para o cargo de Analista Administrativo (Contabilidade) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
- 38º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (IBGE).
- 39º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Contador da Advocacia Geral da União (AGU).
- 71º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Especialista em Indigenismo (Contabilidade) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
- 1º lugar (vagas imediatas) para o cargo de Analista Judiciário - Contador - do Tribunal de Justiça do Estado Acre (TJAC). Empossado em set/24.
- 7º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Auditor Externo de Controle (Contabilidade) do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCEAC).
- 2º lugar (vagas imediatas) para o cargo de Analista Previdenciário - Contador - do Instituto de Previdência do Munícipio de Rio Branco (RBPREV). Empossado em fev/24.
- 8º lugar (vagas imediatas) para o cargo de Contador da Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB). Empossado em nov/23.
- 3º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Analista em Desenvolvimento Social (Ciências Contábeis) da Secretaria de Estado da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia (SEAS/RO). Nomeado em jan/25.
- 3º lugar cotas (vagas imediatas) para o cargo de Analista de Gestão Pública Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (LIMPURB MT).
- 1º lugar (vagas imediatas) para o cargo de Contador do Instituto de Previdência do Município de Jaru (JARU-PREVI). Empossado em jan/20.
- 2º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Técnico de Nível Superior - Contador - do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
- 4º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Contador da Prefeitura do Município de Cerejeiras. Nomeado em abr/22.
- 6º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Contador da Prefeitura do Município de Jaru (PMJ). Nomeado em dez/2021.
- 6º lugar (cadastro reserva) do PSS para a função de Analista Censitário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Convocado em out/22.
- 28º lugar (cadastro reserva) para o cargo de Assistente Administrativo da Prefeitura do Município de Jaru (PMJ). Nomeado em mai/2020.
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Meu nome é Anderson Lima dos Santos, tenho 27 anos, natural de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia. Sou bacharel em Ciências Contábeis e possuo pós-graduação, em nível de especialização, em Contabilidade Governamental. Desde setembro de 2024, ocupo o cargo de Analista Judiciário - Contador do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).
Inicialmente, após quatro anos atuando na iniciativa privada, entre 2012 e 2016, no auge dos meus 19 (dezenove) anos, decidi encerrar minha trajetória profissional no segmento privado devido ao desejo de conhecer a realidade do serviço público. Assim, em 2017 (terceiro ano da graduação), busquei oportunidades de estágio remunerado na administração pública. Naquele ano, fui convocado para o quadro de estagiários da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia, onde permaneci até o final de 2018.
Durante esses dois anos de experiência no cotidiano da administração pública, especificamente no âmbito do Poder Judiciário Federal, percebi que era o momento de iniciar minha preparação para concursos públicos. Esse impulso teve como principal motivação o incentivo dos servidores, justamente no ano de 2017, quando foi publicado o edital do concurso público do TRF1. Embora, por falta de experiência no “mundo” dos concursos, não tenha alcançado a aprovação, essa tentativa representou meu primeiro e mais importante passo em busca do primeiro cargo público.
Assim, desde 2018, minha jornada nos concursos públicos, que se estende até 2025, tem sido marcada por aprendizados, erros e muita persistência. Apesar das inúmeras reprovações, as aprovações também fazem parte da minha trajetória.
O meu ponto de partida em 2018 foi a busca pelo cargo de contador público. No primeiro semestre de 2019, recém-formado, os resultados ainda que tímidos começaram emergir, obtive a classificação em 2o lugar na condição de cadastro reserva para o cargo de Técnico de Nível Superior (Contador) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas - IDAM / Polo 4.
No segundo semestre de 2019, conquistei o 1o lugar no concurso público para Contador do Instituto de Previdência do Município de Jaru, em 2019, cargo que ocupei entre janeiro de 2020 e outubro de 2022. Adicionalmente, fui aprovado e nomeado para o cargo de Contador das Prefeituras Município de Jaru (6º lugar) e Cerejeiras (4º lugar).
Infelizmente, na reta final do ano de 2019, e no decorrer dos anos de 2020 e 2021, de certo comodismo e em razão da pandemia da Covid-19, “aposentei temporariamente a caneta”.
Em 2022, retomei os estudos e fui aprovado no concurso da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (LIMPURB), em Cuiabá-MT, para o cargo de Analista de Gestão Pública. Além disso, também reprovado em outros certames.
Dando continuidade à minha trajetória, no primeiro semestre de 2023, conquistei a 3ª colocação para o cargo de Analista em Desenvolvimento Social (Ciências Contábeis) da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de Rondônia (SEAS-RO), cargo em que fui nomeado em janeiro de 2025.
Na ocasião do segundo semestre de 2023, o resultado veio em dobro, aprovação em 2º lugar para o cargo de Analista Previdenciário - Contador do Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (RBPREV), além, da aprovação em 8º lugar para o cargo de Contador da Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB), cargos que ocupei entre novembro de 2023 e setembro de 2024.
Em 2024, fui aprovado em 1o lugar para o cargo de Analista Judiciário - Contador - do Tribunal de Justiça do Estado Acre (TJAC), e em 7o lugar (cadastro reserva) para o cargo de Auditor Externo de Controle (Contabilidade) do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCEAC).
Por fim, em 2025, em meio as aprovações e reprovações ao longo dos anos, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) resultou em 1 aprovação para as vagas imediatas do INCRA e 3 classificações em cadastro reserva (IBGE, AGU e FUNAI). Por fim, continuo firme em minha jornada rumo ao cargo final que almejo.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Embora o ano de 2017 represente o marco temporal quanto a decisão de iniciar os estudos para concursos públicos, somente em 2018, que efetivamente comecei a estudar e entender “o universo” dos concursos e dos concurseiros.
Ainda em 2018, descobri o conceito de horas líquidas e comecei a aplicá-lo, utilizando inclusive uma ferramenta desenvolvida para essa finalidade. A quantidade de horas era baseada no plano de estudos desenvolvido para as peculiaridades de cada edital, sendo que as matérias que possuíam pontuação em dobro recebiam um tratamento diferenciado. Para manter a constância e evitar a exaustão, planejava em torno de 2 a 3 matérias acompanhadas de resolução de 15 questões em média de cada matéria ao dia, de modo que a meta diária variasse entre 3h e 4h líquidas durante a semana. Já aos sábados e domingos, por volta de 5h a 6h líquidas, contemplando revisão dos assuntos da semana e resolução de questões.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
O processo de resolução de questões é fundamental e irrenunciável, representa um dos indicadores de desempenho que norteiam o caminho do sucesso ou insucesso na aprovação. Através da resolução de questões é possível consolidar o aprendizado teórico, identificar falhas e ajustar a estratégia de estudo, de maneira que a jornada de preparação seja mais eficiente e direcionada.
Conheci a plataforma de questões do Tec Concursos em 2019, e, desde então, é uma grande aliada em cada um dos meus ciclos de editais. Indubitavelmente, é uma excelente ferramenta, minha fiel escudeira.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Comece definindo a carreira ou cargo desejado. Após, planeje sua rotina, cultive resiliência e a constância, aprenda com os erros, cuide de sua saúde mental e, acima de tudo, acredite no seu potencial e mantenha o foco. NÃO DESISTA!