1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Técnico da Fazenda Estadual (Sefaz AM)/2022 em 11º lugar (AC).
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e já entrei no curso com interesse em ser servidor público. Nesse sentido, fiz diversos concursos e entrevistas de estágio em áreas jurídicas, tais como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Ministério Público Federal (MPF). Entretanto, no decorrer da graduação, passei a me interessar muito acerca de Direito Financeiro, Tributos e Gestão Pública. Assim, acabei me distanciando do setor jurídico e me encontrando na área fiscal.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudo para concursos há cerca de 1 ano e 3 meses. Em fevereiro de 2021, 5 meses antes da minha formatura, decidi iniciar oficialmente minha jornada como concurseiro, enquanto estagiava no MPF e terminava meu TCC. O início dos estudos foi mais denso, pois logo percebi que o que estudava na graduação e a cobrança dos concursos nem sempre convergia, então tive que adaptar meu processo de aprendizado e entender 'o jogo' rapidamente. Nesse sentido, comecei estudando 1-3 horas por dia e graduadamente fui aumentando essa carga até estabilizar em 6-8 horas por dia, incluindo sábados e domingos.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Ao longo dos meus estudos, notei que a essência de concursos é a resolução de questões. Claro, ter uma base teórica da matéria é um dos pilares da aprovação, mas diria que 70% do processo é saber resolver questões no tempo certo, da forma correta e adquirir a malícia das bancas, o que significa saber identificar os pontos mais cobrados e fazer um mapeamento por questões, resumidamente. Nesse sentido, o TEC é incomparável, pois o próprio sistema te permite verificar o histórico de cobrança da banca, bem como filtrar questões por mínimos detalhes e salvar questões para revisão em pastas, o que acelerou MUITO o meu amadurecimento no mundo de concursos e minhas revisões na reta final.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Não desista de seus sonhos. O esforço vale a pena e a sensação de estar aprovado é indescritível, o autoconhecimento adquirido através do estudo para concursos só te amadurece como profissional e engrandece como pessoa. Não diria que é um caminho fácil, mas é possível e grande parte depende só de você. Força.