1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Sou formado em gestão financeira com especialização em administração financeira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciei os estudos na metade de 2021, pois vi que a remuneração e os benefícios do serviço público são superiores ao que mercado privado oferece. Dessa forma, fiz um planejamento pessoal e me organizei financeiramente para focar 100% nessa jornada até a aprovação.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Estudei por 3 anos e meio, comecei estudando para auditor-fiscal da Receita Federal, mas o concurso até começo de 2020 não tinha saído, fiz alguns concursos de fiscos municipais e de outros órgãos também para testar, na prática, como estava meu desempenho.
No entanto, no começo da Pandemia, saiu o edital da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). Verifiquei os cargos que poderia concorrer e optei pelo de analista da Consultoria Técnica Legislativa, além do cargo de técnico legislativo, pois a prova seria realizada em turnos diferentes.
Nesse contexto, ao analisar as matérias dos dois cargos, percebi que daria para concorrer, pois já havia estudado uma boa parte do edital. Até a data da prova, daria para ver todas as disciplinas e revisá-las.
Nesse contexto, ao analisar as matérias dos dois cargos, percebi que daria para concorrer, pois já havia estudado uma boa parte do edital. Até a data da prova, daria para ver todas as disciplinas e revisá-las.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Após concluir o edital e revisar o material que havia adquirido, percebi que já estava bem nas questões fornecidas pelos livros digitais, mas faltava algo mais para melhorar. Daí veio uma indicação do TEC, pois ouvi que no banco de questões haveria muitas questões novas para se treinar.
Quando adquiri e comecei a resolver as questões, percebi que era um site muito além do que um banco de dados, havia lá comentários excelentes dos professores, estatísticas para se ter uma noção do desempenho, além de um índice de classificação de questões fáceis, médias e difíceis. Além de tudo isso, tinha a cereja do bolo: comentários de vários concurseiros ajudando na interpretação das questões (pois muitas vezes, nem o examinador sabe o que ele pede para ser resolvido). Essa comunidade, de visões diferentes sobre as questões, enriqueceu muito o aprendizado e me ajudou bastante a conquistar essas duas vitórias.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
A vocês que estão lendo esse depoimento e ainda não conquistaram a aprovação. Fiquem tranquilos, a aprovação virá!
A caminhada é difícil porque “É justo que muito custe o que muito vale” Santa Teresa de Jesus. Então, façam o melhor que puderem todos os dias, descansem um pouco e, principalmente, avaliem seus desempenhos. É interessante sempre verificar o porquê de não se está atingindo determinado nível de acertos em cada matéria, uma vez que essa avaliação dará uma resposta onde você deve dar mais atenção.
E para finalizar, lembrem-se: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.” William Edwards Deming. Estudar para concursos virou uma atividade profissional, então, sejam profissionais também para avaliar os resultados que estão tendo e, com isso, chegarem a tão sonhada aprovação. Abraço a todos.