1) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
Olá, me chamo Alderson Santos Salgado sou natural de Duque de Caxias-RJ e tenho 31 anos. Sou formado em Gestão Pública e decidi estudar para concurso pois tinha um objetivo de ser policial. Em 2011 conheci o estado de Santa Catarina e coloquei na minha cabeça que meu objetivo além de ser policial era de morar no Estado.
2) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu comecei a estudar para concurso efetivamente em 2014, Mas já havia passado em dois concursos em um momento anterior em 2009 e outro em 2010. Perdi minha mãe em 2013 e fiquei um pouco desanimado em estudar, mas o sonho de ser policial e de morar em santa catarina nunca saiu da minha cabeça. Fiz alguns concursos fora da área policial mas nunca foi meu objetivo. Em 2016, me organizei e direcionei meu estudo só em carreiras policiais e a evolução foi notória não só no estudo, mas também no dia a dia de trabalho. Perdi muito tempo com cursos e materiais ruins, além de comprar todo material que via. Minha melhor aquisição foi uma impressora e uma boa cadeira e montei meu quarto de estudo. Trabalhava das 8 às 17h e pegava trânsito de quase 1h e meia na ida e na volta do trabalho todos os dias. Aproveitava esse tempo pela manhã para estudar, porém na volta não conseguia estudar e ia escutando música para relaxar pois o trabalho sempre me consumia muito. Nos finais de semana me dedicava mais pois tinha mais tempo livre(quando não estava no trabalho). Estudava de 3 a 4h líquidas de segunda a sexta e nos finais de semana ia até quando dava (se não estivesse trabalhando).
3) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
Como citei acima, eu fui aprovado no concurso para Prefeitura do Rio em 2009 para Gari, em 2010 fui aprovado no Concurso da Marinha para Aprendiz de Marinheiro e fui militar por quase 10 anos, em 2017 fui aprovado para Agente (nas vagas) e Escrivão de Polícia em Santa Catarina e em 2019 aprovado no concurso para Agente Penitenciário (SAP SC)/2019 em 43º lugar. Hoje, por opção, sou Agente de Polícia Civil em SC.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
Atualmente, é praticamente impossível passar em um bom concurso sem realizar questões. Depois de um tempo, com uma boa bagagem, avançado nas matérias, é possível estudar apenas por questões. No começo fiquei meio desconfiado da plataforma do TEC, mas com o tempo foi praticamente minha única fonte de estudo. Fazia um cronograma de questões religiosamente todos os dias e ao final revisava os pontos que mais errava. Os guias de estudos me ajudaram muito a separar os assuntos e a revisar.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
Gostaria de deixar um recado para todos que estão na batalha estudando, que tudo tem seu tempo, tenha fé na caminhada, não desista. Quando perdi minha mãe tudo ficou um pouco mais complicado, mas levantei a cabeça e fui atrás do objetivo que tinha desde 2011. Não foi fácil e nunca vai ser, foram muitos finais de semana sem sair, sem jogar bola, sem festas, porém eu faria tudo de novo pra chegar onde estou hoje, é um sentimento muito bom de dever cumprido, de sonho realizado. Gostaria de abrir um parêntese aqui e agradecer a minha esposa Carolina que realmente cuidou de mim enquanto estudava, quando pensava em parar ela estava do lado e nunca deixava, foram inúmeras marmitas para poder comer rápido e voltar para estudar, chegava em casa já tinha janta pronta era só comer e estudar, sempre me trazia café quando ficava com sono, corrigia minhas questões e simulados. Se hoje alcancei meu objetivo eu tenho que agradecer a ela cada momento que fez por mim. Agradeço a equipe TEC pelo excelente trabalho e que continuem assim fazendo a diferença nas aprovações pelo Brasil. " Vá e vença, que por vencido não os conheça."