Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Albérico Aleixo, 1º - Técnico de Controle Externo (TCM PA)

Já conhece a história de sucesso de Albérico Nascimento Aleixo? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história. 
Bem, acredito que há quem entre no serviço público pelos benefícios, e há quem entre porque quer trabalhar para o público, quer ser relevante para os serviços prestados para a população. Esse último é o meu caso. Sempre fui fascinado pelo serviço público e como ele deveria ser. Sabemos que há muito a ser melhorado e tive esse objetivo, melhorar onde eu estiver e atender aqueles que precisam. Não é demagogia, realizar essa tarefa é minha meta de vida.  


Decidi que trabalharia no poder público. Antes de escolher minha graduação, pensei em quais cargos poderia atuar e com base nelas, escolheria o meu curso de nível superior. Pensei no cargo de delegado, perito, auditor fiscal e consultor legislativo. Vi que pelas minhas características eu escolheria o curso de ciências contábeis, pois gostaria de atuar na fiscalização das atividades financeiras do estado.  
 

2) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
Eu iniciei em 2017 e estudei forte até início de 2019, quando meu filho nasceu. Até 2021, praticamente parei de estudar, basicamente revisei e nos dias que dava pra revisar, revisava. Em agosto de 2021, fui chamado para atuar como técnico administrativo numa universidade pública. Passei bem uns 4 meses para me adaptar e conseguir estudar. Passei 6 meses estudando bem, até que fui chamado na Assembleia Legislativa onde estou.  


O que tenho a te acrescentar é que não pare, cada parada você não perde só o tempo parado, mas o tempo que você levou aprendendo aquela matéria. Por exemplo, quando parei 4 meses, é como se eu tivesse parado 1 ano.  


Quanto ao tempo diário, não contava as horas, mas era o máximo que conseguia no dia, sabendo que teria que realizar minhas tarefas familiares, trabalhistas e etc.  


3) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa? 
As questões te ensinam aquilo que você não pensou enquanto lia. Cansei de pensar "como é que nunca pensei nisso antes?" kkkk. É fundamental. As questões associam conhecimentos de diversos pontos que não estão diretamente associados durante a leitura. É fundamental realizar muitas questões.  


4) Recado aos demais concurseiros e considerações finais. 
Nada que você optar na sua vida será fácil, nada. Então eu escolhi o caminho do serviço público. Tive e aceitei o processo. Há pessoas que passam rápido, há que passe mais tempo estudando, mas o que elas tem em comum é que estudaram até passar. Mais vale o esforçado que estudou até passar que aquele inteligente que desistiu porque não aguentou a pressão da vida de concurseiro. Siga firme. Siga focado no que quer. As dificuldades virão. Você as supera. Estuda. Supera. Estuda. Supera. Reprovação faz parte do caminho. A pergunta que me fazia era, daqui a 5, 10, 15 anos você terá se arrependido de ter continuado a estudar? A resposta me mantinha no caminho. Chega uma hora que dará certo. E dará.