Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.

Adrian Lima, 421º - Soldado (CFSd/QP-PM PM MG)

Já conhece a história de sucesso de Adrian Levindo de Lima? Veja mais depoimentos de alunos do TEC!

1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)? 
Realizei a minha primeira prova de concurso público no dia 15/08/2021, que foi o primeiro após um ano e alguns meses de estudo. Estando entre as melhores notas da prova objetiva, acertando 37 de 40 questões. 


2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história. 
Pelo fato de eu não gostar de estudar, acabei finalizando o ensino fundamental por meio do EJA e o ensino médio por meio do Encceja, assim acabei me formando em 2019 com 18 anos, dentro da ideia normal de conclusão do curso, e nesse mesmo ano consegui uma bolsa pelo ENEM para o curso Tecnólogo de Gestão em Segurança Privada (tendo formado em dezembro de 2021). Apesar de não gostar de estudar, eu sempre sonhei com a ideia de ser policial militar e de ajudar pessoas, salvar vidas, então ao finalizar o curso regular comecei a pesquisar sobre os concursos públicos e também sobre como entrar na gloriosa Polícia Militar: encontrei alguns vídeos motivacionais e comecei a seguir esses canais de motivação, um deles foi o Valter Rodrigues, que é um cara bem sincero e que eu aconselho para todas as pessoas que estão iniciando nesse mundo dos concursos públicos. Após algum tempo acompanhando esses canais, comecei a montar minha rotina e meus planos de estudos. No começo, eu não tinha dinheiro para pagar um cursinho ou um site de estudos, então tive que fazer tudo por conta própria e com conteúdos gratuitos, então priorizei a resolução das questões comentadas em sites. Na época, o sistema freemium do Tec era o uso do serviço por 7 dias (toda semana eu criava uma nova conta e todas as estatísticas resetavam, o que me prejudicava um pouco), mas eu abusava desses dias para fazer o máximo de questões possíveis e para ler o máximo de comentários dos alunos e dos professores, sendo o que mais me agregou conhecimento. E, utilizando os serviços freemium de questões, foi assim que eu estudei durante cerca de 7 meses até conseguir um emprego. Após isso, passei alguns meses estudando e trabalhando, situação que acabou por prejudicar um pouco o meu foco nos estudos, mas que não durou por muito tempo pois o edital para o Curso de Formação de Soldados saiu alguns meses depois de eu ter conseguido esse emprego, então larguei o emprego para focar novamente no estudo para tal concurso. O edital saiu no mês de junho e a prova seria em agosto, então essa etapa de pós-edital foi totalmente corrida e tive que abdicar de tudo para compensar esse tempo que eu havia desleixado, chegando a estudar 10h por dia em alguns casos. Essa preparação deu certo e tomei posse no cargo em fevereiro de 2022, mas acabei solicitando exoneração no mês de maio por não ter me adequado ao serviço como policial militar. Após ser exonerado, trabalhei por um tempo como Recenseador do IBGE para readequar a minha vida e voltei a estudar para concursos públicos no início de 2023. Hoje, trabalho como Suporte Técnico na mesma empresa que trabalhei antes de ser Soldado da PM-MG e almejo o cargo de Analista da Defensoria Pública de MG. 


3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava? 
Contando todo o tempo, sem as pausas que ocorreram enquanto estive como Soldado de 2ª CL da Polícia Militar, completam mais de 3 anos. Contando desde a data que retomei os estudos, por volta de 3 meses de estudo. Cheguei a estudar 10h por dia após ter saído do emprego, mas o padrão era estudar por volta de 6h a 7h líquidas. 


4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa? 
A peça fundamental para a minha aprovação foi a resolução de questões e os comentários dos professores, tendo em vista que foi mais de 80% da minha preparação focada em resolver as mesmas. Chegando a resolver cerca de 9000 questões por mês, estudando de segunda a sábado. O fato de ter focado em questões me fez chegar na prova com mais facilidade para interpretar a prova e para saber o padrão da banca, que sempre foi a CRS para a PM-MG. Algumas questões se repetiram na data da prova e o padrão de dificuldade continuou o mesmo, então senti grande facilidade na prova objetiva por conta disso. O Tec foi o site de questões com a interface que mais me adaptei e também com os melhores comentários, tanto dos alunos como dos professores, então dava para aprofundar no conteúdo estudando somente pela plataforma. 


5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.

Tenham foco e não se deixem levar pelos comentários dos outros. Por muito tempo, eu ouvi falar que era impossível estudar tantas horas por dia e que também não era a melhor opção sair do emprego para focar no concurso, mas eu sempre tive foco e dedicação durante essa preparação, que foi o que me fez alcançar a aprovação. Você irá escutar muitas coisas durante essa etapa da sua vida, mas tenha fé no que você está fazendo e aperfeiçoe-se a todo instante, entenda toda essa etapa de estudo como um momento de afiar o machado para cortar uma árvore. Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado. Desconhecido. Sigam firmes, estamos juntos nessa jornada e todos chegaremos lá.