1) Quais são as suas aprovações (cargos e colocação)?
- Auditor Fiscal - 8º SEFAZ-ES / 10º ISS-ARACAJU
2) Qual sua formação e por que decidiu estudar para concursos? Fique à vontade para nos falar de sua história.
- Sou Engenheiro de Controle e Automação, formado pela UFSC.
- Na iniciativa privada passei por algumas empresas, trabalhei na Alemanha, no Esporte Interativo e por último na rede Globo, na filial de SC.
- Eu não via uma boa perspectiva de crescimento no mundo corporativo. Ao estimar o sacrifício que teria que fazer (horas extras, finais de semana, desafios próprios da iniciativa privada) e contrastar com as chances reais de crescimento, percebi que as chances de chegar onde eu queria eram baixas. As opções seriam empreender ou estudar para concursos. Escolhi a segunda opção.
3) Há quanto tempo estuda para concursos? Quantas horas por dia você estudava?
- Estudei por pouco mais de 2,5 anos. Acredito que alguns erros no início da preparação me custaram tempo. Mas faz parte do jogo, aos poucos, pesquisando, você vai entendendo melhor o que deve ser feito e consegue errar menos. O grande desafio é a constância ao longo dos anos. Outro fator que pesou foi a pandemia no meio da preparação, as provas ficaram suspensas por mais de 1 ano.
- A quantidade de horas estudadas variava um pouco. Quando comecei a cronometrar as horas líquidas, vi que eu estudava bem menos do que eu estimava. Foi uma ferramenta importante pra tentar controlar as distrações durante os estudos e buscar manter o ritmo. Minha meta era de 5,5 - 6h líquidas por dia no pré-edital. No pós-edital o jogo muda, é o quanto o corpo aguentar, buscando eficiência e mirando a preparação para chegar na ponta dos cascos no dia da prova.
4) Qual a importância da resolução de questões na sua preparação? Como o Tec te ajudou nessa tarefa?
- Não há treino melhor para a prova do que resolver questões das provas anteriores. No dia da prova você vai resolver questões, é isso que vai te aprovar.
- Se eu tivesse que escolher apenas uma ferramenta pro estudo dos concursos, sem dúvidas escolheria o TEC.
- Na minha visão, o grande diferencial do TEC é a base de dados dos comentários dos outros alunos. As lacunas identificadas ao resolver questões são preenchidas instantaneamente ao consultar comentários de outros alunos e dos professores. É essa evolução que garante aos estudantes atingir o alto nível e chegar com boas chances de ser aprovado nas provas.
5) Recado aos demais concurseiros e considerações finais.
- Eu tenho 3 conselhos pra quem deseja ter sucesso nos estudos pra concursos.
- O primeiro é: tenha um bom plano. Entenda todas as fases e o caminho que você precisa percorrer pra chegar na aprovação, entenda o processo. Cuidado para não se perder no perfeccionismo, o planejamento vai se aperfeiçoando com o tempo, pesquise sempre sobre isso. Todos vão errar no planejamento, os que errarem menos vão economizar tempo e recursos, garantindo uma aprovação mais rápida. Busque informação com pessoas que já passaram pelo processo e tiveram sucesso.
- O segundo é a constância. A chave do sucesso é ser constante nos estudos. Encontre um ritmo que você consiga manter por anos, faça atividade física, tenha momentos de lazer. O pré-edital é uma maratona, encontre seu ritmo e o monitore sua evolução. Se você conseguir manter um crescimento constante, uma hora você vai estar grande o suficiente para ser aprovado.
- Por fim, seja obcecado pela aprovação. É importante não confundir obsessão com desequilíbrio. Lembre-se do segundo conselho, constância. Constância exige um ritmo saudável. Ser obcecado é no sentido de considerar sua aprovação em cada decisão do seu dia. Se você vai comer, pense qual é o melhor alimento pra te ajudar a estar mais perto da aprovação. O que melhora minha memória? o que me dá disposição pro dia seguinte? Qual alimento eu consigo preparar em menos tempo? Se você vai tomar banho, pense na melhor forma de tomar banho para ser aprovado. Cole alguns PDFs no box, coloque o áudio de uma aula, faça uma revisão mental desenhando no box do banheiro. Enfim, é importante querer e merecer a aprovação mais do que qualquer um. Tire vantagem de cada momento. Acredito que, no longo prazo, os detalhes fazem a diferença entre quem está dentro e quem ficou por 1 ou 2 pontos.