Confira tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da UFT! Neste conteúdo, você encontrará informações completas sobre como ingressar na Universidade Federal do Tocantins, como etapas do processo seletivo e muito mais.
Para saber tudo sobre o assunto e ficar por dentro do panorama completo da seleção, navegue pelo índice abaixo!
Originalmente com sete campi, a UFT foi desmembrada em 2019, o que deu origem à Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Com uma configuração atual de cinco campi, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, além de 19 polos de educação a distância, a UFT ainda está presente de norte a sul do Tocantins, desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão que se estendem por toda a região da Amazônia Legal.
Além disso, a UFT é uma entidade pública de educação de ensino superior, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), destinada à promoção do ensino, pesquisa e extensão, instituída em 23 de outubro de 2000 e implantada em 15 de maio de 2003, com a posse dos primeiros servidores.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) possui várias formas de ingresso em seus cursos de graduação, destinados a candidatos brasileiros e estrangeiros. Na maioria dos processos, é garantida a reserva de 50% das vagas para egressos de escolas públicas e, ainda, reserva de 5% das vagas para candidatos Indígenas e outros 5% para candidatos Quilombolas.
As principais formas de ingresso, para modalidade presencial, são o Vestibular e o SiSU. Apesar disso, para ocupação completa das vagas, ainda existem processos seletivos complementares. Confira:
Para conferir cada um deles, basta acessar as formas de ingresso da UFT neste site.
Atualmente com 40 cursos de graduação presenciais, além de mais 3 em implantação e 8 cursos de graduação na modalidade a distância (EaD), a UFT possui, ao todo, 27 bacharelados, 19 licenciaturas e 2 cursos tecnológicos. Confira os cursos:
Campus de Arraias
Campis de Gurupi
Campus de Miracema
Campus de Palmas
Campus de Porto Nacional
Para conferir mais sobre cada um dos cursos, basta acessar a página com os cursos disponíveis da UFT.
O Vestibular da Universidade Federal do Tocantins é um processo seletivo realizado semestralmente por meio de provas de conhecimento do Ensino Médio e uma redação. Além disso, as provas são realizadas para todos os cursos em etapa única, dividida em dois turnos distintos.
Para participar, é necessário ter concluído o Ensino Médio. Vale lembrar que, nessa modalidade de seleção, são disponibilizadas 50% das vagas totais.
Preparar-se com eficácia para o ENEM ou vestibular demanda uma abordagem estratégica e consistente — assim como qualquer prova. Para direcionar seus estudos de maneira eficiente, considere as seguintes orientações:
Planejamento
Seguindo essas orientações, você vai conseguir se preparar melhor para enfrentar o ENEM e os vestibulares com confiança. Boa sorte!