
Confira tudo o que você precisa saber sobre o vestibular da UFCAT! Neste conteúdo, você encontrará informações completas sobre como ingressar na Universidade Federal de Catalão, como etapas do processo seletivo e muito mais.
Para saber tudo sobre o assunto e ficar por dentro do panorama completo da seleção, navegue pelo índice abaixo!
Mesmo tendo sido criada no ano de 2018, pelo desmembramento do Campus Regional da Universidade Federal de Goiás (UFG), sua história tem mais de 40 anos, se iniciando com a criação do Campus Catalão, em 1982.
A formação inicial do Campus tinha como objetivo oferecer bases físicas, administrativas e técnicas para a realização de programas de Extensão Universitária, vinculando as atividades a serem ofertadas às necessidades básicas da região sudeste do estado de Goiás.
A partir dos anos 2000, a instituição passou a vivenciar outra situação acadêmica, com os primeiros concursos federais realizados nela, dando início ao processo conhecido como federalização, apesar de já ser uma instituição federal.
Além disso, em 2006 tal processo teve novo avanço, com a implantação do Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que objetivava formar campi em cidades do interior do país. Essa expansão levou a criação de diversos cursos, inaugurando um novo patamar histórico na instituição, com ampliação das áreas de conhecimento.
Dentro de quatro anos foram criados 12 cursos de graduação, e tal expansão em curto espaço de tempo levou a mudança na estrutura administrativa do Campus Catalão, ganhando avanço com a apresentação de um projeto de lei para a criação da Universidade Federal de Catalão.
A principal forma da ingresso da Universidade Federal de Catalão é através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), podendo vir também por transferência, reingresso, mudança de curso e portador de diploma.
A UFCAT tem diversos cursos em diferentes áreas de ensino para escolha de ingresso do candidato. São eles:
Para mais detalhes sobre os cursos, basta acessar a página de cursos de graduação no site da Universidade e conferir todas as informações.
Preparar-se com eficácia para o ENEM ou vestibular demanda uma abordagem estratégica e consistente — assim como qualquer prova. Para direcionar seus estudos de maneira eficiente, considere as seguintes orientações:
Planejamento
Seguindo essas orientações, você vai conseguir se preparar melhor para enfrentar o ENEM e os vestibulares com confiança. Boa sorte!