
O último concurso da ANTT ocorreu em 2024 com a oferta de 50 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, com remuneração de R$ 16.413,35.
O certame foi constituído das seguintes etapas: provas objetiva e discursiva, avaliação de títulos e curso de formação, conforme especificado abaixo:
Conhecimentos básicos: 50 questões
Língua portuguesa;
Regulação e Agências Reguladoras;
Legislação Aplicada à Regulação em Transportes Terrestres;
Direito Administrativo;
Direito Constitucional;
Conhecimentos específicos: 120 questões
A prova discursiva teve a pontuação máxima de 80 pontos e consistiu, para todos os cargos, na elaboração de um parecer de, no mínimo, 45 linhas até, no máximo, 60 linhas acerca do tema Regulação e Agências Reguladoras dos conhecimentos básicos.
Vale lembrar que, no momento, um novo edital da Agência Nacional de Transportes Terrestres foi solicitado com um total de 381 vagas para níveis médio e superior.
Já deu para notar que a preparação para concursos começa muito antes do edital ser publicado, não é mesmo? Isso porque, as provas, muito provavelmente, não serão nada fáceis.
No entanto, é totalmente possível estudar para concurso público de forma muito eficaz mesmo após a publicação do edital. Para isso:
Por fim, uma orientação extra, mas muito relevante: não desanime!
Vítor Menezes, sócio-fundador do Tec Concursos, disse certa vez que concurso público é uma maratona, uma corrida. É uma competição de longo prazo onde você vai, um pouquinho todo dia, estudando devagar, mas de forma consistente.
Agora, se você quiser acelerar seus resultados, que tal estudar de uma forma um pouco diferente? Acompanhe!
Situação atual: novo concurso será solicitado |
Vagas: 381 |
Cargos: Especialista em Regulação de Serviço de Transportes Terrestres, Analista Administrativo, Técnico em Regulação de Serviços de Transporte Terrestres e Técnico Administrativo |
Escolaridade: nível médio e superior |