Não é importante só saber quando sai o resultado do ENEM-USP 2024, mas é preciso saber também o que é e como funciona essa modalidade de entrada na Universidade de São Paulo.
Tendo sido aprovado em 10 de novembro de 2022 pelo Conselho Universitário, a nova forma de ingresso na Universidade de São Paulo, o ENEM-USP, veio para substituir o Sistema de Seleção Unificado (SiSU), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Sendo assim, com o ENEM-USP, é possível que o candidato concorra às vagas reservadas utilizando a sua nota do ENEM, cadastrando-se diretamente no site da Fuvest, sendo a responsável por realizar todas as seleções para a USP.
Portanto, a USP não participa mais das edições do SiSU, e, assim, as vagas destinadas ao SiSU 2023 foram destinadas ao ENEM-USP 2023, e assim segue em 2024.
As inscrições do ENEM-USP foram das 02h do dia 4 de dezembro de 2023 até às 12h do dia 5 de janeiro de 2024, tendo seu resultado divulgado no dia 24 de janeiro de 2024. As matrículas se iniciaram no dia 30 do mesmo mês.
O resultado da primeira chamada foi divulgado e pode ser acessado no site da FUVEST, na área ENEM-USP, onde é divulgado todo o calendário dessa forma de ingresso na universidade, desde período de inscrição até divulgação da convocação da lista de extra.
Além disso, para estar atento às datas do ENEM e vestibulares sempre que precisar, conferir o Calendário Enem e vestibulares 2024 é a escolha ideal para não perder nenhuma data importante nesse meio.
Para entender melhor como funciona, a nota de corte é sempre a última nota, ou seja, a mais baixa, dentro do número de vagas disponíveis e pessoas classificadas. Ou seja, se em uma graduação existem 30 vagas disponíveis, a nota do 30º candidato será a nota de corte daquele determinado curso.
Agora, para começar a entender como funcionam as notas do ENEM-USP, é preciso saber que as notas de corte são diferentes para cada categoria dos participantes que se candidataram a uma vaga na Universidade de São Paulo por este meio.
A começar pela Ampla Concorrência, ou seja, todos os candidatos que queiram participar da seleção, com o único pré-requisito sendo ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a redação, a menor nota de corte é de 675,24, para o curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental, e a maior, 865,41, sendo esta para o curso de Medicina, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Agora, as notas de corte para as Ações Afirmativas são diferentes. Nessa categoria concorrem os candidatos que se encaixam na Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Para poderem se candidatar às vagas reservadas, é preciso que o candidato tenha realizado o Ensino Médio em escola da rede pública brasileira, além de cumprir os seguintes pré-requisitos:
Vale lembrar que todos aqueles que se candidatarem às vagas reservadas exclusivamente à pessoas pretas, pardas e indígenas devem passar pela "Comissão de Heteroidentificação", onde será validado a autodeclaração da raça do candidato.
O valor da taxa de inscrição do ENEM-USP, que deve ser paga até dia 31 de janeiro de 2024, é de R$10,00, mas, para aqueles que estiverem inscritos no vestibular da FUVEST e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas podem conseguir a isenção dessa taxa.
Além disso, os candidatos também devem possuir renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos ou fazer parte de uma família de baixa renda inscrita no CadÚnico para garantirem a isenção.
Já para a isenção no ENEM, com a taxa de inscrição de R$85,00, o candidato deve:
Para a solicitação da isenção da taxa do exame, e também para justificar a ausência na edição anterior, se for esse o caso, o participante deverá criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).
Por meio deste login único, o candidato pode acompanhar a situação dos procedimentos realizados.
Vale ressaltar que é de extrema importância estar sempre atualizado e atento às novidades e informações que possam surgir sobre como funciona o ENEM-USP, além das notas do ENEM e, é claro, seus resultados.
Uma vez que o candidato obtiver um resultado positivo quanto ao ingresso na Universidade de São Paulo, o ideal é se atentar aos prazos de inscrição e matrícula, para não perder a vaga na instituição.
Agora, se o resultado for negativo, tenha em mente que desistir não é uma opção para que o sonho da universidade seja alcançado. Não desanime! Para dar aquele reforço nos estudos, conte com o TEC e crie sua conta de graça para começar a estudar ainda hoje!