As provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o "Enem dos Concursos", serão aplicadas neste domingo, 5 de outubro. A discursiva, por sua vez, será aplicada em 7 de dezembro de 2025.
Neste ano, a organização optou por aplicar as provas em dias diferentes, rompendo com o padrão do ano passado.
Vale ressaltar que o concurso oferece 3.652 vagas para níveis médio e superior, com remuneração inicial que pode chegar a R$ 17 mil, dependendo do cargo. Dividido em nove blocos temáticos, o certame registrou mais de 700 mil inscrições em todo o país, o que torna o certame um tanto concorrido.
Por isso, a equipe do TEC Concursos preparou uma matéria no quanto o candidato precisa acertar e ser classificado para a prova discursiva.
Os blocos de 1 a 7 são os que oferecem vagas para cargos de nível superior. Nesses blocos, os candidatos responderão a 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. A nota final será obtida por meio da soma da pontuação dos exames, conforme os seguintes critérios:
Em conhecimentos gerais e específicos, os candidatos devem acertar, no mínimo, 40% das questões objetivas para avançar à próxima fase. Como cada prova contém 90 questões, é necessário obter pelo menos 36 acertos. A pontuação total da prova objetiva equivale a 150 pontos.
As provas dos blocos 8 e 9 (Intermediário: regular e saúde) serão compostas por 68 questões de múltipla escolha com todas as questões de peso igual (1 ponto por acerto).
Ainda para os blocos 8 e 9, o candidato deve acertar pelo menos 41,2% da prova objetiva, o que equivale a 28 acertos entre as 68 questões aplicadas.
Serão classificados para a próxima fase do certame até nove vezes o número de vagas disponíveis, considerando-se cada bloco temático e modalidade de concorrência. Em casos de empate na última posição, todos os candidatos com a mesma pontuação também serão incluídos na classificação.
Para as vagas reservadas a pessoas negras, com deficiência, indígenas e quilombolas, mesmo que não haja oferta imediata de vagas em determinada modalidade, serão convocados, no mínimo, nove candidatos por modalidade, desde que tenham alcançado a nota mínima exigida.
Além disso, será assegurada a inclusão de pelo menos um candidato habilitado por modalidade de concorrência no cadastro de reserva, respeitada a ordem de classificação e os critérios de nota mínima.
O edital do CNU de 2025 inovou ao buscar o equilíbrio de gênero na 2ª fase do concurso. A regra estabelece que, em cargos com menos de 50% de participação feminina, mais mulheres serão convocadas para a próxima etapa, garantindo assim uma representação igualitária.
Contudo, é importante ressaltar que nenhum homem será desclassificado. Na verdade, apenas ocorrerá o acréscimo de mais candidatas à lista de classificados para a segunda etapa, que acontecerá em dezembro.
A divulgação das notas finais das provas objetivas e convocação para a prova discursiva será publicada em 12 de novembro de 2025. Mas antes, é importante que os candidatos acompanhem os demais passos do concurso público:
Aplicação das provas objetivas: 5/10/2025
Como informado no início da matéria, as provas serão aplicadas no domingo, os locais de provas já estão disponíveis. Para consultá-los, clique aqui.