
O concurso para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) está entrando em sua fase decisiva. O edital nº 2 – TCU/TEFC, publicado em 18 de julho de 2025, traz todas as informações sobre a aplicação das provas objetivas e discursivas, marcadas para o dia 3 de agosto de 2025.
Se você é um dos candidatos inscritos, é hora de revisar os detalhes e se preparar para o dia da avaliação. Abaixo, reunimos os principais pontos do edital para facilitar sua organização.
A consulta ao local de aplicação das provas TCU Técnico já está disponível desde o dia 25 de julho de 2025, no site oficial do Cebraspe: https://security.cebraspe.org.br/TCU_25_TEFC/Localhorario/ObjetivaDiscursiva_ED56A0D9-5618-4A49/.
Para acessar as informações, é necessário preencher os dados solicitados. Atenção: o candidato só poderá realizar as provas no local indicado na consulta individual.
As provas objetivas e discursivas do concurso serão aplicadas no mesmo dia, mas em turnos diferentes. Veja a programação completa:
Provas Objetivas — Manhã (3 de agosto de 2025)
Prova Discursiva — Tarde (3 de agosto de 2025)
Todos os horários seguem o horário oficial de Brasília.
Para garantir a participação nas provas TCU Técnico, o candidato deverá levar:
Durante a realização das provas, será eliminado o candidato que for surpreendido portando qualquer um dos seguintes itens:
Recomendação do Cebraspe: não leve nenhum desses itens para evitar transtornos. O órgão não se responsabiliza por perdas ou danos ocorridos durante a prova.
O resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva estão previstos para serem publicados em 29 de agosto de 2025, no Diário Oficial da União e no site oficial do Cebraspe.
Foto: Reprodução
O concurso para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) atraiu um total de 41.393 inscritos. A seleção, que exige nível médio, oferece 40 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, com oportunidades distribuídas entre as modalidades de ampla concorrência (AC), pessoas com deficiência (PCD) e pessoas pretas e pardas (PPP).
A concorrência é alta em todas as categorias, e os dados detalhados mostram uma forte demanda por vaga, especialmente na ampla concorrência.
A demanda total é de 1.034,83 candidatos por vaga, considerando todas as modalidades de concorrência. Confira a divisão completa:
Ampla Concorrência (AC)
Pessoa com Deficiência (PCD)
Pessoas Pretas e Pardas (PPP)
O edital prevê o preenchimento de 40 vagas imediatas, distribuídas da seguinte forma: