A Polícia Civil e a Polícia Militar desempenham funções diferentes e complementares no Brasil. Entre investigações e manutenção da ordem pública, cada uma delas tem sua devida importância para a sociedade.
Neste artigo, explicamos por que essas instituições são separadas e quais são suas principais responsabilidades.
Dentre as funções da Polícia Civil, são os responsáveis pela investigação criminal, responsáveis pela captura de criminosos, investigação de organizações criminosas e repressão às infrações, veja a seguir mais sobre suas funções!
Nessa área, a Polícia Civil entra na investigação de crimes comuns, ou seja, os que não se caracterizam como crimes militares. A partir de um conjunto de medidas investigativas, os agentes colhem as provas e informações cruciais para elucidar os fatos, identificar e responsabilizar os autores.
Assim, o trabalho da Polícia Civil é fundamental para garantir a aplicação da lei, a efetividade da justiça e a segurança da sociedade como um todo.
As delegacias da Polícia Civil, além de servir como base para o contato inicial da população com os serviços da instituição e ponto de partida para as investigações criminais, servem, também, para os cidadãos registrarem boletins de ocorrência, prestar depoimentos, solicitar documentos e acompanhar o andamento de inquéritos.
Dentro das funções da Polícia Militar, seu foco é a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio, dentro dos termos da lei. Além disso, também atuam em ações como policiamento ambiental, comunitário, educação para o trânsito e direitos humanos. A seguir, é possível conferir mais sobre suas principais funções!
O policiamento preventivo, além de ser como a base da atuação da Polícia Militar ao promoverem a segurança pública, se caracteriza também por um conjunto de ações proativas e estratégicas que buscam diminuir cada vez mais a prática de crimes, garantindo a sensação de segurança para a população.
Além do policiamento preventivo, a manutenção da ordem pública é uma das funções primordiais da Polícia Militar, se traduzindo para garantir a paz social, o livre exercício dos direitos e segurança da população, seja em situações que perturbem o sossego público ou que coloquem em risco a vida, saúde ou patrimônio das pessoas.
Embora para muitos sejam parecidas, existem algumas diferenças entre a Polícia Civil e Militar, que compõem sua separação em todos esses anos. A seguir, iremos apontar algumas delas.
Para começar, as atribuições da Polícia Civil e da Polícia Militar, como vimos anteriormente, são diferentes, sendo um dos principais motivos para a separação das duas.
Dentre as diferenças entre a Polícia Civil e Militar está a estrutura organizacional delas. A Polícia Civil, assim como a Militar, está organizada por estados, onde cada estado da federação tem sua própria polícia civil ou militar, com autonomia e estruturas próprias.
A diferença vem com a Polícia Militar, onde cada uma possui um Comando, que é responsável por fazer a gestão e planejamento de atividades operacionais e administrativas da corporação.
Agora que você já conhece as diferenças entre a Polícia Civil e Militar, fica muito mais fácil escolher uma carreira nesse âmbito. Basta ficar de olho nos concursos e no conteúdo sobre a profissão!
Quer saber mais sobre as carreiras policiais? Acesse o blog e veja todos os conteúdos sobre carreira na polícia!