A Polícia Federal, com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, deflagrou nesta quinta-feira (2/10) a Operação Última Fase, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos em diferentes regiões do país.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além de afastamento dos cargos públicos, com três prisões que ocorreram preventivamente. Os nomes dos alvos ainda não foram divulgados.
Foto: reprodução
A PF encontrou fraude nos concursos da Polícia Civil de Pernambuco e Alagoas, Universidade Federal da Paraíba, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Concurso Nacional Unificado de 2024.
Segundo a PF, os investigados já foram excluídos dos processos seletivos e, em alguns casos, afastados de funções públicas que ocupavam de forma irregular. Eles poderão responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.
A ação teve o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vem ampliando mecanismos de fiscalização para garantir maior segurança, transparência e integridade nos processos seletivos realizados em todo o país", disse o órgão em nota divulgada.