Introdução
O sistema operacional Linux tem se tornado mais popular a cada dia que passa. Sua principal característica é ser um sistema operacional livre, ou seja, você pode usar para qualquer propósito, estudar e adaptar as suas necessidades, redistribuir cópias e fazer aperfeiçoamentos sem precisar pagar nada!
Agora, imagine o impacto que seria se toda (ou grande parte) da administração pública utilizasse o Linux? Com certeza, seria uma grande economia para o governo que não precisaria mais pagar para usar um sistema operacional.
Em razão disso, é comum nas provas de concurso a matéria “Linux” estar presente.
Entretanto, é preciso considerar um outro (grande) impacto: milhares (ou milhões?) de pessoas, que acham que o Linux é um bicho de sete cabeças, iriam entrar em desespero (rs).
Assim, o objetivo desse artigo é dar um conhecimento básico sobre o Linux.
O que é o Linux?
Linux é um sistema operacional que utiliza o núcleo (kernel) criado por Linus Torvalds. Portanto, o Linux é uma alternativa para outros sistemas operacionais (como o Windows). É preciso ter em mente que linux não é um programa como um editor de texto e não é um conjunto de programas. Linux é a interface entre o hardware e o software.
Componentes Básicos
Kernel (parte mais importante de qualquer sistema operacional)
Shell (interface entre o usuário e o sistema operacional. O mais comum no Linux é conhecido como bash - Bourne Again Shell )
Aplicativos
Características gerais
É livre
Multitarefa
Multiusuário
Pouco vulnerável a vírus
Distribuição Linux
Distribuição Linux é um sistema operacional que utiliza o núcleo (kernel) do Linux e outros softwares. Existem várias versões do Linux (comerciais ou não): Ubuntu, Debian, Fedora, etc. Cada uma com suas vantagens e desvantagens. O que torna a escolha de uma distribuição bem pessoal.
Distribuições são criadas, normalmente, para atender razões específicas. Por exemplo, existem distribuições para rodar em servidores, redes - onde a segurança é prioridade - e, também, computadores pessoais.
Assim, não é possível dizer qual é a melhor distribuição. Pois, depende da finalidade do seu computador.
Resumo