Blog O que faz uma pessoa que trabalha na Receita Federal?

O que faz uma pessoa que trabalha na Receita Federal?

publicado em , às

A Receita Federal é responsável por diversas funções cruciais para o país, já que é ela quem fica com responsável por funções muito importantes para o funcionamento dele. Mesmo assim, podem surgir dúvidas sobre seu funcionamento e cargos dentro dela. Afinal, o que faz uma pessoa que trabalha na Receita Federal?

Pensando nisso, neste artigo, explicamos quais são as atribuições de quem trabalha na Receita Federal, destacando os principais cargos e suas responsabilidades.

Principais funções da Receita Federal

Dentre as principais funções da Receita Federal estão a arrecadação de impostos e a fiscalização tributária, cada uma exercendo seu papel para cumprir seu dever com a sociedade. A seguir, veremos para que cada uma delas serve!

Arrecadação de impostos

A arrecadação de impostos e sua importância está diretamente relacionada com a função que esse tributo exerce. A arrecadação paga obrigatoriamente pelos contribuintes é muito importante, considerando que é por meio dela que é feito o custeio dos serviços públicos que o Estado e diferentes entes federados asseguram à população.

Tais serviços incluem a saúde, segurança, saneamento básico e a educação, que são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção de uma boa qualidade de vida aos habitantes de um território.

Fiscalização tributária

A fiscalização tributária consiste em averiguar as irregularidades de obrigações tributárias, onde órgãos das esferas municipal, estadual e federal são responsáveis pelos procedimentos de fiscalização.

Cargos na Receita Federal

Para cumprir com as atribuições dadas à Receita Federal, a separação de cargos é muito importante, onde existem o Auditor-Fiscal e o Analista-Tributário, cada um exercendo sua função. Veja a seguir o que faz cada cargo da Receita Federal.

Auditor-Fiscal

Na Receita Federal, o Auditor-Fiscal é o responsável pela Administração Tributária e Aduaneira da União. Ou seja, ele preside procedimentos de fiscalização dos tributos internos federais, assim como sobre o comércio exterior.

Tal profissional atua na fiscalização de todas as pessoas do país, onde alguns dos principais tributos que são fiscalizados por ele são o Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica (IRPF e IRPJ), Imposto sobre Importação (II) e até mesmo Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Analista-Tributário

O Analista-Tributário da Receita Federal fica responsável por atuar no exame de matérias e processos administrativos, assim como lavrar o termo de revelia e de perempção, analisar o desempenho e efetuar a previsão de arrecadação e, além disso, analisar pedidos de retificação de documento de arrecadação.

É possível, ainda, que o Analista-Tributário atue na área exercendo atividades como executar procedimentos que garantam a integridade aos dados e informações da Secretaria da Receita Federal, além de integrar comissão de processo administrativo disciplinar.

Áreas de atuação

Dentro das principais funções e cargos da Receita Federal, existem as áreas de atuação na Receita Federal: a área de fiscalização e controle e a de atendimento ao contribuinte. Aqui, vamos explicar cada uma delas.

Fiscalização e controle

A Receita Federal atua em diversas áreas de fiscalização e controle para o cumprimento das leis tributárias e aduaneiras. Com prestação de serviços, combate à sonegação fiscal, além de administração do cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e também do cadastro nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o trabalho da Receita Federal vai muito além de arrecadar tributos.

Atendimento ao contribuinte

Além disso, a Receita Federal também atua com atendimento ao contribuinte, com funções como emissão de cópia de documentos, parcelamentos não disponíveis na internet, emissão de guias de arrecadação não disponíveis na internet e consulta de débitos e pendências fiscais de pessoa física e do Microempreendedor Individual (MEI).

Como ingressar na Receita Federal

Para quem deseja saber como ingressar em um cargo na Receita Federal, como qual a formação necessária para conquistar a tão sonhada carreira fiscal. Confira a seguir!

Formação necessária

Para ingressar em um cargo na Receita Federal, a exigência é de que o concursado tenha um diploma de graduação registrado e fornecido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Nesse caso, não há exigência de curso, ou seja, qualquer curso de ensino superior está apto para o concurso.

Concurso público

Além do diploma, é necessário, também, que o candidato passe pelo concurso público e seja aprovado para um dos cargos para a Receita Federal, onde, vale lembrar, dentro dos documentos exigidos na inscrição está presente o comprovante da última votação e declaração de regularidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), emitido pela internet.

Agora que você já sabe o que faz uma pessoa que trabalha na Receita Federal e como conseguir ingressar em um cargo nela, é hora de começar a colocar as questões no papel. Afinal, para conseguir a tão sonhada aprovação no cargo público, é preciso também muito estudo e dedicação!

Quer seguir carreira na Receita Federal? Conheça nosso material preparatório e aumente suas chances de aprovação no concurso público!

foto autor
Giovana Giroldo
Estudante de Jornalismo na Estácio, Giovana Giroldo cursou também Gestão de Pequenos Negócios na Escola START. Com experiência na área jornalística, dedica-se à criação de conteúdos informativos e educativos, destacando-se pela combinação única de habilidades em comunicação e gestão empresarial. Sua busca por conhecimento e comprometimento a tornam uma profissional versátil e em busca constante por excelência.

Últimas Notícias

Sua aprovação começa aqui.